Pesquisa alerta para os benefícios do parto normal

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de setembro de 2006 as 16:19, por: CdB

Uma pesquisa publicada na revista especializada Birth alerta que bebês nascidos por cesariana têm três vezes mais chances de morrer no primeiro mês de vida do que crianças nascidas em parto natural. Segundo os autores do estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a descoberta é importante no momento em que mulheres atualmente estão optando pela cesariana.

Os cientistas analisaram 5,7 milhões de nascimentos, inclusive de mulheres que não corriam riscos e que mesmo assim preferiam a cirurgia.Além de ajudar a expelir líquido dos pulmões do bebê, o parto natural também promove a liberação de hormônios que melhoram o funcionamento pulmonar.Segundo os pesquisadores, o trabalho de parto natural ajuda a preparar o bebê para a vida foram do útero.

-O trabalho de parto é uma parte importante do nascimento porque deixa a criança pronta a respirar o ar e a desempenhar outras funções fora do útero-, disse Marian MacDorman, uma das autoras da pesquisa.

O estudo, no entanto, incluiu apenas bebês nascidos vivos. Os pesquisadores admitem que, se fossem contados casos de bebês nascidos mortos, o risco apresentado por partos normais estaria perto do das cesarianas.

No Brasil como um todo, de acordo com números do Ministério da Saúde de 2004, a taxa de cesarianas está em 34,5% dos 2,5 milhões de partos realizados. Na rede de hospitais particulares, esse número sobe para 71,5%.