Pesquisa: Lula passa à frente de Bolsonaro no Estado do Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 16 de junho de 2022 as 16:32, por: CdB

A exemplo de outras unidades da federação onde o atual presidente venceu com facilidade na eleição presidencial de 2018, no Rio de Janeiro o movimento de virada se repete. Para se ter ideia, naquele ano Bolsonaro teve 60% dos votos válidos no primeiro turno, contra 15% de Fernando Haddad (PT). No segundo, venceu por 68% a 32%.

Por Redação – do Rio de Janeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está numericamente na frente de Jair Bolsonaro (PL) no domicílio eleitoral do mandatário neofascista. Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira traz Lula com 37% entre os eleitores do Rio de Janeiro e Bolsonaro com 36%. Portanto, a situação é de empate técnico, com crescimento do líder petista. Em votos válidos (descontados nulos e brancos e nenhum), Lula lidera no Rio de Janeiro com 42% a 41%.

lula
Rejeição ao nome de Lula tem sido cada vez menor, segundo os últimos levantamentos junto aos eleitores

Mas, a exemplo de outras unidades da federação onde o atual presidente venceu com facilidade na eleição presidencial de 2018, no Rio de Janeiro o movimento de virada se repete. Para se ter ideia, naquele ano Bolsonaro teve 60% dos votos válidos no primeiro turno, contra 15% de Fernando Haddad (PT). No segundo, venceu por 68% a 32%.

Movimento

Ciro Gomes, do PDT, aparece com 10% e, desse modo, pela margem de erro, pode estar com 7% ou 13%. No entanto, com a polarização entre Lula e Bolsonaro, e como o petista que lidera em nível nacional com chance de vencer em primeiro turno, algumas pesquisas apontam possibilidade de migração. Ou seja, cerca de metade dos eleitores de Ciro pode mudar para Lula, e uma parte menor, para Bolsonaro. Desse modo, seria um movimento dos ciristas caso verifiquem a possibilidade de Lula vencer já em 2 de outubro.

Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada e Sofia Manzano (PCB) 1%, enquanto os demais (Vera Lúcia, Eymael, Felipe D’Ávila, Luciano Bivar, Pablo Marçal) ficam abaixo de meio ponto percentual. Branco, nulos e indecisos somam 12%.

 É de se observar o grande contraste entre essa pesquisa Exame/Ideia para o Rio de Janeiro e a mais recente divulgada pelo Ipec (antigo Ibope). Nela, Lula tem 46% contra 31% de Bolsonaro e 4% de Ciro.

Palácio Guanabara

O atual governador Cláudio Castro (PL), bolsonarista, tem 24% das intenções de voto para tentar a reeleição. O candidato do campo progressistas, Marcelo Freixo (PSB), tem 23%, segundo a pesquisa Exame/Ideia. O cenário acirrado, mostrando as forças de esquerda com chance real ir ao segundo turno e mesmo de vencer, também é uma novidade no estado.

O ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), aparece com 10%, e Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Entre os entrevistados, 25% dizem votariam branco ou nulo ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code