Pesquisa mostra aumento do apoio de Israel à saída de Gaza

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 1 de julho de 2005 as 09:36, por: CdB

Os israelenses mostraram apoio à saída da Faixa de Gaza depois que tumultos envolveram os críticos ultranacionalistas ao plano de retirar os assentamentos judeus na região, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

A pesquisa foi publicada no jornal Yedioth Ahronoth e dizia que 62% dos entrevistados eram a favor do plano do premier Ariel Sharon, em comparação a 53%o registrados há três semanas. A oposição ao plano de Gaza caiu de 38% para 31%.

Outras pesquisas recentes haviam mostrado que o apoio para o plano de Sharon estava em menos de 50 por cento. Mas o jornal Yedioth disse que o apoio aumentou em parte devido aos bloqueios de estradas e confrontos com a polícia envolvendo judeus radicais, forças de segurança e palestinos.

A pesquisa foi feita na tarde da última quarta-feira – o dia em que os críticos do plano jogaram óleo e pregos em uma estrada na hora do rush para tentar atrapalhar o trânsito, e no dia em que um palestino foi espancado até ficar inconsciente na Faixa de Gaza.

Uma pesquisa do jornal Maariv, feita um dia antes desses eventos, mostrou que o apoio para a retirada de Gaza estava em 54% e a oposição, em 34%.  O plano de Israel para retirar todos os 21 assentamentos judeus da Faixa de Gaza deve começar em agosto.