A partir deste sábado a Petrobras estará em 13 praias do Nordeste ao Sul do País com o projeto De Olho no Ambiente, que até o dia 15 de fevereiro promoverá debates e atividades como oficinas de artesanato para reciclar o lixo deixado por banhistas na areias. O objetivo é buscar soluções para problemas ambientais apontados por comunidades e especialistas.
O projeto será lançado às 10h deste sábado no Rio de Janeiro, próximo ao posto do Grupamento Marítimo na Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca. Também será realizada uma cerimônia às 14h na Praça Humaitá, no Bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias.
Em tendas de até mil metros quadrados, haverá exposições sobre as iniciativas de proteção ao meio ambiente patrocinadas pela empresa, que, nos últimos três anos investiu R$ 18 milhões em programas ambientais, entre eles os de preservação de espécies ameaçadas de extinção, como as baleias franca e jubarte, o peixe-boi e a tartaruga marinha.
Nas tendas serão distribuídas 300 mil cartilhas com noções de proteção ao meio ambiente. A programação de palestras e a convocação de lideranças comunitárias estão a cargo de organizações ambientalistas. As conclusões dos debates serão encaminhadas a autoridades governamentais, apresentando soluções e sugerindo convênios para a execução das propostas.
Nos próximos dois anos, o projeto De Olho no Ambiente, que custará cerca de R$ 3,6 milhões, deverá se expandir para outras localidades. As discussões deverão enfatizar problemas relacionados a recursos hídricos, saneamento e economia de água.
Os locais que recebem o projeto neste verão são áreas onde a Petrobras tem atuação direta ou regiões por onde passam dutos. As tendas serão instaladas nas seguintes praias:
Atlântida (em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul), Flamingo (em Matinhos, no Paraná), Camboriú (Santa Catarina), Praia Grande (São Paulo), Praia do Centro (Caraguatatuba, em São Paulo), Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), Camburi (Vitória, no Espírito Santo), Praia do Aeroclube (Salvador, Bahia), Jatiúca (Maceió, Alagoas), Atalaia (Aracaju, Sergipe), Praia do Meio (Natal, Rio Grande do Norte), Iracema (Fortaleza, Ceará) e Pólo Pina (Recife, Pernambuco). Haverá ainda uma tenda na Praça Humaitá, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Será o único local a exibir animais vivos: duas tartarugas marinhas.