PF faz buscas em imóvéis de doleiros em São Paulo

Arquivado em:
Publicado Terça, 14 de Novembro de 2006 às 11:12, por: CdB

Foram cumpridos nesta terça-feira pela Polícia Federal, 12 mandados de busca e apreensão em imóveis comerciais e residenciais pertencentes a supostos doleiros em São Paulo e Barueri, Grande São Paulo.

Os proprietários são suspeitos de operar ilegalmente no mercado de câmbio com a compra e venda de dólares e de outras moedas.

Eles atuariam principalmente com a operação de câmbio em que não há transferência física nem eletrônica de valores do Brasil para o exterior ou vice-versa, modalidade conhecida como "dólar-cabo".

Nessa modalidade há apenas a compensação simultânea de créditos entre o comprador de moeda estrangeira e o vendedor com o fim de remeter recursos para fora ou para dentro do país sem registrar a operação no Banco Central.

Os doleiros operam contas em nome de "laranjas" e empresas de fachada tanto no Brasil quanto no exterior, por meio das quais recebem valores num país e imediatamente os disponibilizam no outro país, cobrando percentual da transação por esse serviço.

Os suspeitos são acusados de operarem contas da empresa de fachada Agata International Holding Corporation, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, e em bancos norte-americanos onde movimentariam ilegalmente milhões de dólares de origem criminosa.

A Agata é uma das empresas envolvidas no escândalo do Banestado que autoridades norte-americanas já comprovaram envolvimento em movimentação financeira ilegal.

As buscas visaram apreender provas do envolvimento dos doleiros suspeitos em crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Pessoas e empresas que fizeram algum tipo de transação com os suspeitos também devem ser investigadas futuramente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo