PF investiga comércio eletrônico de vinho proveniente de descaminho

Arquivado em:
Publicado Sexta, 18 de Março de 2022 às 09:43, por: CdB

A investigação teve início a partir fiscalização realizada pela Receita Federal em centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo, RS, quando foram apreendidas caixas de vinho provenientes da Argentina, enviadas via correspondência para compradores residentes em outros Estados da Federação, sem emissão de nota fiscal.

Por Redação, com Brasil de Fato - de Brasília

 A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Vinus, que investiga grupo envolvido no comércio eletrônico de vinhos provenientes de descaminho, em ação conjunta com a Receita Federal.
vinho.jpeg
A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Vinus
Policiais federais deram cumprimento a oito mandados de busca e apreensão, no município de Constantina, no Rio Grande do Sul e Passo Fundo, RS, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo. A ação de hoje busca mais elementos probatórios sobre os fatos investigados. A investigação teve início a partir fiscalização realizada pela Receita Federal em centro de distribuição dos Correios em Passo Fundo, RS, quando foram apreendidas caixas de vinho provenientes da Argentina, enviadas via correspondência para compradores residentes em outros Estados da Federação, sem emissão de nota fiscal. A partir da instauração do inquérito policial, comprovou-se que um suspeito, residente no Município de Constantina, RS, efetuava o descaminho de vinhos da Argentina e comercializava o produto em plataforma de comércio eletrônico na internet, fornecendo o produto de forma irregular para compradores de vários Estados brasileiros.

Argentina

Ao longo da apuração, foram identificados outros dois indivíduos que faziam o transporte do vinho da fronteira com a Argentina até Constantina, de onde os produtos eram remetidos aos compradores nacionais. Além das buscas, a Justiça Federal também determinou o bloqueio judicial de contas bancárias utilizadas pelo grupo para recebimento dos valores ilícitos. A operação também conta com o apoio da Brigada Militar de Constantina, visto que, nos dias 21/12/2021 e 3/2/2022, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou apreensões de duas cargas de vinhos provenientes de descaminho transportadas pelos investigados, contabilizando mais de 100 caixas de vinho apreendido. Os crimes investigados são Descaminho, Associação Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Drogas em Mato Grosso

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e a Policia Militar do estado de Mato Grosso, apreendeu, no início desta  madrugada,  106 kg de drogas. O material estava sendo transportado em uma embarcação na região do rio Guaporé, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade. Quatro homens foram presos. Os policiais abordaram 3 pessoas em uma embarcação de pequeno porte. Dentro dela havia 4 fardos de droga, com o total de 116 tabletes de droga. Desse total, 91  eram de pasta base de cocaína e 25, de maconha. Os quatro indivíduos foram presos em flagrante. Três deles na embarcação e um outro que esperava a droga em um veículo próximo ao barranco do rio. Ao perceber a presença dos policiais o homem tentou fugiu para a mata, mas foi capturado pelos policiais. Além da droga, foram apreendidos um veículo, uma embarcação, três rádios comunicadores e um revólver calibre 38, com seis munições intactas.  Os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Cáceres/MT, onde prestaram depoimento.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo