Planalto desmente Globo e diz que Temer não será operado

Arquivado em:
Publicado Quarta, 11 de Outubro de 2017 às 09:50, por: CdB

A informação sobre o suposto problema no coração de Temer denuncia, na realidade, uma notícia falsa; divulgada pela Globo, maior rede de comunicação do país.

 

Por Redação - de Brasília e Rio de Janeiro

 

O Palácio do Planalto negou, nesta quarta-feiram que o presidente de facto, Michel Temer, de 77 anos, precisará passar por um cateterismo. A Rede Globo de Televisão havia informado, há algumas horas, que o peemedebista seria operado por causa da obstrução parcial de uma artéria coronária.

temer-1-e1495316388492.jpg
O presidente de facto, Michel Temer, diz que não será internado para uma cirurgia

Segundo a nota do governo, Temer estaria "bem de saúde". E acrescenta que não há qualquer intervenção cirúrgica agendada. A informação sobre o suposto problema no coração denuncia, na realidade, uma notícia falsa, divulgada pela maior rede de comunicação do país. A notícia foi replicada em todos os veículos das Organizações Globo.

Globo divulga fakenews

Embora não informe a fonte da notícia, uma vez que o médico de Temer, Roberto Kalil, também não havia confirmou a necessidade do cateterismo, ainda assim a emissora divulgou a 'fakenews' em seus noticiários. De forma vaga, afirmou que o mandatário faria um cateterismo nos "próximos dias".

A Globo, inclusive, foi além. Disse que, por uma intervenção cirúrgica que não existirá segundo o Planalto, a coordenação política adiara o citado procedimento. Informou que ficaria para depois da votação na Câmara dos Deputados. O Plenário da Casa decidirá, ainda esse mês, se concorda ou impede a tramitação de uma segunda denúncia contra Temer; desta vez por obstrução de Justiça e organização criminosa.

O diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, que integra o campo da extrema direita em que a Globo lidera, acompanhou o erro. Em sua edição desta quarta-feira afirma que "se o tratamento for bem sucedido, poderia se dispensar a cinecoronariografia por cateterismo". E o faz, após certificar que a informação não foi confirmada.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo