Planetário do Rio comemora Dia das Crianças com oficina de foguete

Arquivado em: Destaque do Dia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 9 de outubro de 2023 as 15:05, por: CdB

A programação, gratuita, se estenderá até as 13h, e serão distribuídos 200 lanches (minisanduíche, bolo e biscoito de polvilho) e balões para os pequenos. E tem mais: a criançada poderá se divertir em um espaço kids.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O Dia das Crianças vai ser comemorado em grande estilo no Planetário do Rio. Às 9h, a “nave da diversão”, na Gávea, abre suas portas para a garotada se divertir em oficina de construção de foguetes, atividades musicais e de contação de histórias promovidas pela Associação de Pais e Bebês do Estado do Rio de Janeiro, a IPA Bebê.

O Planetário do Rio terá muitas atividades para as crianças

A programação, gratuita, se estenderá até as 13h, e serão distribuídos 200 lanches (minisanduíche, bolo e biscoito de polvilho) e balões para os pequenos. E tem mais: a criançada poderá se divertir em um espaço kids, com pula-pula e outros brinquedos, assistir a espetáculo de teatro infantil e participar de uma feira artesanal-gastronômica nos jardins do Planetário.

De tarde, a partir das 15h, tem Ecofuture, um projeto de educação ambiental e de defesa da sustentabilidade, que, de forma lúdica, mostra a importância da preservação da natureza e da ciência. Com experiências caseiras que incluem foguetes de garrafa pet, bolhas de sabão gigante e até pastas de dente de elefante, os instrutores vão revelar princípios fundamentais da ciência e suas relações com a astronomia.

Na próxima quinta-feira, no Dia das Crianças, o ingresso para o Planetário dará direito a um lanche, previsto para 500 crianças de até 12 anos. Além disso, vai ter bolo gigante, e, como já é tradição, a pipoqueira Dona Eva distribuirá pipoca de graça para os visitantes-mirins.

– E vem mais novidade por aí. Na próxima semana, vamos acertar os detalhes de um acordo de cooperação com o Planetário de Beijing, na China. A ideia é trazer para o Rio projetos educativos que eles desenvolvem para ampliarmos o nosso cardápio de atrações – explica o secretário de Trabalho e Renda do Município do Rio, Everton Gomes.

Museu do Universo

Nos três andares do Museu do Universo, as crianças e seus pais poderão explorar questões relacionadas à astronomia, como eclipses, planetas do sistema solar e o funcionamento das marés. Nas cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei serão exibidos os filmes “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no Planetário”. No primeiro, Celeste e seu gato Mourão mostram a constelação e os planetas. No segundo, Monitor e Mouse levam o público a uma viagem ao espaço, e, em uma aventura divertida e bem-humorada, apresentam as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até um buraco negro no céu.

– Vamos ter também, no Dia das Crianças, uma feira artesanal-gastronômica para os pais também se divertirem. De janeiro a setembro, 132.486 pessoas visitaram o Planetário do Rio, e, com os novos programas que vamos implantar, esperamos aumentar o número de visitantes ao nosso espaço – diz o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio, Renan Uccelli.

O Planetário do Rio fica na Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea. Os ingressos para o Museu do Universo custam R$ 20 (meia entrada) e R$ 40 (inteira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *