Neste fim de semana, tanto o PMDB quanto o PTB resolveram, em convenção, não lançar candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. O PMDB optou por se coligar ao PSB, do candidato João Leite, e o PTB vai apoiar a candidatura de Fernando Pimentel (PT), que também conta com o apoio do PRP. O PV tornou-se aliado do PSB.
Mas a decisão de se coligar com o PSB não foi fácil e deixou uma série de problemas ao PMDB. O vereador Betinho Duarte chegou a ameaçar a Executiva Municipal com a sua renúncia e o senador Hélio Costa declarou que vai se manter fora da campanha por discordar da coligação.
Um terceiro candidato oficial à Prefeitura de BH é o deputado federal Roberto Brant (PFL). O prazo para as convenções partidárias termina nesta quarta-feira.
Vôo solo
No Rio, o PTB manteve seu apoio ao prefeito Cesar Maia, que realizou sua convenção no último sábado. Já em São Gonçalo, segundo maio colégio eleitoral do Estado do Rio, a legenda lançou a candidatura do prefeito Henry Charles, que conseguiu unir outros sete partidos a sua campanha, entre eles o PT. O PFL é um dos principais adversários do petebista.