Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:
A Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), da Polícia Civil, vai treinar cerca de 600 homens, entre policiais civis e militares, guardas municipais e agentes de outras Forças de Segurança, no curso Primeira Resposta em Ocorrências Antibomba. As aulas, com foco nos Jogos Olímpicos, fazem parte de um programa de capacitação que reúne 16 cursos realizados com recursos da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, da União.
Em novembro, aproximadamente 120 agentes passaram pelo treinamento, que tem o objetivo de evitar o manuseio indevido de materiais suspeitos ou explosivos, e de ensinar os agentes a estabelecerem um perímetro de segurança até a chegada dos técnicos do Esquadrão Antibomba. A qualificação, com duração de 20 horas, terá nova edição em 2016 entre os meses de fevereiro e março. As aulas teóricas e práticas do curso foram elaboradas por especialistas do Esquadrão Antibomba.
– O curso é dedicado aos agentes que estarão no dia a dia das Olimpíadas. Estes profissionais que vão atuar em unidades da Polícia Civil impactadas pelos Jogos precisam conhecer os materiais explosivos e o grau de letalidade deles. Além disso, precisam saber adotar as primeiras medidas em uma situação grave, reduzindo o potencial de dano, e o que não devem fazer em uma situação de suspeita de bomba – explicou a delegada Jéssica Almeida, diretora da Acadepol.
Mais de 100 capacitações este ano
A Polícia Civil já realizou cerca de 100 treinamentos este ano com foco nos Jogos Olímpicos. Além dos cursos coordenados pela Acadepol, tanto a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) quanto o Esquadrão Antibomba, subordinado à unidade especializada, participaram de intercâmbios com diversos países para ampliar a expertise de seus agentes. Em setembro, por exemplo, a Core recebeu um dos melhores atiradores do mundo, o italiano “Instrutor Zero.” Veterano do Exército da Itália, ele criou, em 2006, o Team Zero, grupo de treinamento para atiradores.
Já o Esquadrão Antibomba, da Core, tem realizado treinamentos constantes para garantir a segurança no evento internacional que começa em agosto de 2016. No mês de abril deste ano, acompanhou com agentes de outras forças o esquema de segurança para a Maratona de Boston, nos Estados Unidos.
Polícia Civil irá treinar agentes em curso antibomba
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 as 14:07, por: CdB