Polícia entra em conflito com manifestantes do ‘colete amarelo’ em Paris

Arquivado em: Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado sábado, 8 de dezembro de 2018 as 11:04, por: CdB

Centenas de manifestantes estavam em volta do monumento do Arco do Triunfo, que foi desfigurado com grafites no último sábado, quando manifestantes também incendiaram carros e saquearam lojas.

Por Redação, com Reuters – de Paris

A polícia francesa disparou bombas de gás lacrimogêneo nos manifestantes “coletes amarelos” no centro de Paris neste sábado, no início de uma manifestação planejada contra o alto custo de vida sob o governo do presidente Emmanuel Macron.

Polícia francesa entra em conflito com manifestantes do ‘colete amarelo’ em Paris

Uma porta-voz da polícia disse a repórteres que havia cerca de 1,5 mil manifestantes na avenida Champs-Élysées e autoridades disseram que 211 pessoas foram presas depois que a polícia encontrou armas, como martelos, tacos de beisebol e bolas de metal.

Centenas de manifestantes estavam em volta do monumento do Arco do Triunfo, que foi desfigurado com grafites no último sábado, quando manifestantes também incendiaram carros e saquearam lojas.

– Faremos tudo que pudermos para que hoje possa ser um dia sem violência, para que o diálogo que começamos nesta semana possa continuar nas melhores circunstâncias possíveis – disse o primeiro-ministro Edouard Philippe na televisão francesa.

Impostos

Na terça-feira, Philippe anunciou que o governo estava suspendendo os aumentos planejados para os impostos de combustível por pelo menos seis meses para ajudar a neutralizar semanas de protestos, a primeira reviravolta de Macron desde que chegou ao poder há 18 meses.

Cerca de 89 mil policiais foram mobilizados em toda a França no sábado, cerca de 8.000 deles em Paris.

– Preparamos uma resposta robusta – disse o ministro do Interior, Christophe Castaner, ao site de notícias online Brut. Ele pediu aos manifestantes pacíficos para não se misturarem aos “hooligans”.

– Os encrenqueiros só podem ser eficazes quando se disfarçam de coletes amarelos. A violência nunca é uma boa maneira de conseguir o que você quer. Agora é hora de discutir – disse ele.

– Se você não for agressivo, não seremos agressivos – disse um policial mascarado enquanto um manifestante colocava flores amarelas de plástico em policiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *