Polícia de Madrid encontra Van com fita em árabe e detonadores

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 11 de março de 2004 as 17:07, por: CdB

Autoridades espanholas encontraram na tarde desta quinta-feira um furgão na periferia leste de Madrid com sete detonadores e uma fita gravada em árabe com versículos do Alcorão, anunciou o ministro do Interior, Angel Acebes.

O veículo, roubado no dia 28 de fevereiro em Madrid, foi encontrado pela polícia com base em informações prestadas por vizinhos em Alcalá de Henares. Os detonadores e a fita cassete, que apresentava os versículos de uma forma didática, estavam no assento da frente.

– Em razão disto, eu dei instruções para as forças de segurança não descartarem nenhuma linha de investigação – declarou Acebes.

Segundo ele, o grupo separatista ETA continua como suspeito principal das explosões que mataram 190 pessoas e feriram mais de 1.200 nesta quinta em Madrid. Uma série de explosões atingiu quatro trens de passageiros durante o horário de rush em Madrid, declarou o porta-voz do Ministério do Interior da Espanha.

Fontes judiciais confirmaram o número de mortos e disseram que 190 pessoas morreram nos trens atingidos pelas explosões, enquanto as outras nove vítimas morreram em ambulâncias ou em hospitais. Dez bombas explodiram em quatro trens nas imediações de três estações de Madrid, ao longo da mesma linha.