Polícia do Rio vai reforçar seguranças nos morros

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 2 de outubro de 2004 as 11:19, por: CdB

Cerca de 35 mil dos 50 mil oficias das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro participarão de um esquema de segurança especial para as eleições municipais no domingo. O plano inclui um reforço em favelas cariocas que estão em conflito por disputa de poder no tráfico de drogas.

Haverá ainda apoio de 500 homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal. O esquema de segurança será implantado a partir do meio-dia de sábado e será suspenso após a apuração dos votos em todos os municípios.

Só na capital, serão 8 mil homens das Polícias Civil e Militar patrulhando as ruas e realizando a segurança de zonas eleitoras, locais de apuração de votos e no TRE. O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, informou que o policiamento será reforçado também nos morros e favelas de maior risco, como Rocinha e Vidigal, na Zona Sul da cidade.

Os narcotraficantes das duas favelas estão disputando, desde abril, o controle do tráfico na região. Pelo menos 23 pessoas já morreram por causa do conflito. Na sexta-feira, houve novo tiroteio no Vidigal. Itagiba disse ter obtido informações de que os traficantes estariam programando uma ação para o próximo domingo.


– Se os traficantes tentarem aproveitar esse domingo, a polícia vai enfrentá-los em qualquer momento e em qualquer lugar para garantir a ordem e a paz na eleição – afirmou ele.