Polícia da Holanda procura suspeito turco após ataque em bonde

Arquivado em:
Publicado Segunda, 18 de Março de 2019 às 10:10, por: CdB

As autoridades elevaram a ameaça de terrorismo para o nível máximo na província de Utrecht, escolas foram instruídas a fechar as portas e policiais intensificaram a segurança em aeroportos e outros pontos vitais da infraestrutura.

Por Redação, com Reuters - de Amsterdã

As forças de segurança holandesas estavam à procura de um cidadão turco de 37 anos suspeito de ter disparado contra várias pessoas, possivelmente matando uma delas, dentro de um bonde na cidade de Utrecht, nesta segunda-feira, em um ataque que autoridades disseram ser um ato de terrorismo.
policia-1.jpg
Policiais holandeses em rua de Utrecht após ataque a tiros na cidade
As autoridades elevaram a ameaça de terrorismo para o nível máximo na província de Utrecht, escolas foram instruídas a fechar as portas e policiais intensificaram a segurança em aeroportos e outros pontos vitais da infraestrutura. A segurança também foi reforçada nas mesquitas. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, convocou reuniões emergenciais e disse estar “profundamente preocupado” com o incidente, que aconteceu três dias depois que um atirador solitário matou 50 pessoas em um massacre a tiros em duas mesquitas da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. – Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local, e ninguém foi preso – disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage, mas sem poder fornecer maiores detalhes de imediato. – A polícia pede que você tome cuidado com Gokman Tanis, de 37 anos (nascido na Turquia) em conexão com o incidente desta manhã – acrescentou a polícia holandesa em um comunicado. A emissora local RTV Utrecht citou uma testemunha que disse ter visto uma mulher caída no chão em meio a algum tipo de confronto e vários homens fugindo do local. Um repórter da NOS disse que um lençol branco foi estendido sobre um corpo perto do bonde onde os disparos ocorreram. A NOS citou Pieter-Jaap Aalbersberg, chefe da agência de contraterrorismo da Holanda que disse que a ação “parece ter sido um ataque terrorista”, ecoando um comentário anterior da polícia. Utrecht, a quarta maior cidade da Holanda, é conhecida por seus canais pitorescos e sua grande população de estudantes. Ataques a tiros são raros ali, como no restante do país. A polícia de Utrecht disse que uma estação de bonde nos arredores do centro da cidade foi isolada. Serviços de emergência estão no local.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo