Polícia inicia operação para encontrar responsáveis por chacinas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 1 de abril de 2005 as 09:21, por: CdB

O Grupamento Especial Tático-Móvel (Getam) destacou, na manhã desta sexta-feira, um efetivo especial, composto de oito carros com policiais, para cada um dos batalhões localizados na Baixada Fluminense, para encontrar os responsáveis pelas chacinas, da noite desta quinta-feira, nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, que resultaram na morte de 27 pessoas, entre elas crianças e adolescentes.

A polícia militar informou que foram encontrados 12 corpos em Queimados e 12 em Nova Iguaçu. Seis pessoas foram levadas para hospitais da área mas não resistiram aos ferimentos. Segundo testemunhas, os criminosos estariam dentro de dois carros, um Gol prata e outro branco, quando dispararam contra as pessoas.

O Secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, afirmou em nota à imprensa de que é bem provável o envolvimento de policiais militares nas duas chacinas. Segundo ele, as ações podem ter ocorrido em represália à prisão de oito policiais do 15º BPM (Caxias), pela operação Navalha na Carne. Os policiais foram presos acusados de terem matado duas pessoas atrás do batalhão, em Caxias. O grupo jogou a cabeça de uma das vítimas para dentro do quartel.

O grupo, formado por quatro homens, ocupava dois carros, um Gol prata e outro branco, quando disparou contra as pessoas nas ruas dos bairros da Posse , em Nova Iguaçu, e em Queimados, antigo distrito emancipado de Duque de Caxias. Essa foi a maior ação de extermínio na Região Metropolitana do Rio, superando o número de 21 mortos da chacina registrada no município do Rio, a de Vigário Geral, praticada por PMs em 1993.

A primeira chacina ocorreu por volta das 21h, quando os bandidos passaram pela Rua Gama, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu. Dezenas de pessoas estavam em um bar quando os bandidos passaram atirando. Segundo policiais militares que acompanharam as investigações, os bandidos continuaram matando pessoas pelo caminho. De lá, os bandidos seguiram em direção ao município de Queimados, a cerca de 10 quilômetros. No Centro de Queimados, os corpos ficaram espalhados.

Os delegados Julio Cesar Mulatinho e Sandra Ornellas, da 59ª DP (Caxias) pediram à Justiça a decretação da prisão temporária dos oito PMs, entre soldados, cabos e sargentos, acusados de matar dois homens na quarta-feira em Caxias. A polícia já identificou as duas vítimas que foram assassinadas e degoladas a faca. O gesseiro André Luis de Almeida, de 28 anos, que já cumpriu pena de três anos de prisão por tráfico e Anderson Ferreira Gomes, de 27.

Uma câmera instalada em local próximo ao batalhão registrou o momento em que oito homens, sete deles uniformizados, chegaram em dois Gols da PM. Na fita aparecem as vítimas sendo retiradas dos veículos, assim como a cabeça que é jogada sobre o muro do quartel.