Polícia mexicana localiza e prende traficante El Chapo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 as 19:29, por: CdB

O anúncio da prisão de El Chapo foi feito pelo Presidente do México no Twitter, nesta tarde. “Apanhámo-lo”, escreveu Enrique Peña Nieto

Por Redação, com agências internacionais – da Cidade do México

As autoridades mexicanas recapturaram El Chapo Guzmán, o principal barão da droga e o homem mais procurado no país, que tinha fugido da prisão em julho do ano passado. O anúncio foi feito pelo Presidente do México, Enrique Peña Nieto, no Twitter: “Missão cumprida: apanhámo-lo. Quero informar os mexicanos que Joaquín Guzmán Loera foi detido”.

El Chapo realizou uma fuga espetacular, no ano passado,
El Chapo realizou uma fuga espetacular, no ano passado,

O narcotraficante estava em fuga desde 11 de julho de 2015, altura em que conseguiu fugir de uma prisão de segurança máxima através de um túnel. Foi a sua segunda fuga de uma cadeia. A primeira foi em 2001, quando já contava 14 anos atrás de grades.

Ainda não foram divulgadas as condições em que foi detido pelas autoridades mexicanas. Segundo o jornal mexicano El Universal, a operação foi levada a cabo pela Polícia Federal e pela Marinha no município de Los Mochis, no Estado de Sinaloa, no Oeste do país.

Ainda nesta quinta-feira havia notícias de confrontos entre as autoridades e “sicários” em Los Mochis, resultando na morte de cinco pessoas e em seis feridos. Ainda não é certo se a detenção de Guzmán, que terá sido feita “nas primeiras horas de sexta-feira”, estarão relacionadas com aquele tiroteio.

O Presidente mexicano deixou ainda uma mensagem de apreço às autoridades do seu país: “O meu reconhecimento ao Gabinete de Segurança do Governo da República por este feito importante a favor do Estado de Direito no México”.

“Mi reconocimiento al Gabinete de Seguridad del Gobierno de la República por este importante logro en favor del Estado de Derecho en México”, disse.