Polícia prende dois chilenos após furtar loja de celulares

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 28 de outubro de 2014 as 12:45, por: CdB

 

A dupla de estrangeiros foi levada para a Polícia Federal, na praça Mauá, para ser identificada
A dupla de estrangeiros foi levada para a Polícia Federal, na praça Mauá, para ser identificada

A Polícia Militar do Rio prendeu dois chilenos na madrugada desta terça-feira após furtarem uma loja de celulares na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. Após perseguição, eles foram detidos em um Golf que bateu em uma andaime na rua dos Inválidos, região da Lapa.

De acordo com  a , outras quatro pessoas estavam no carro e conseguiram fugir. A dupla de estrangeiros foi levada para a Polícia Federal, na praça Mauá, para ser identificada. Eles são Fabian Esteban Zambrano Salinas, de 21 anos, e Beijamin Alejandro Letelier Ruz, de 25. Fabian sofreu ferimentos leves quando tentou pular do carro.

No carro, foram encontrados tablets, telefones celulares e tênis. Eles foram autuados na 5ª DP por furto.

Operação Lapa Presente

Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Governo, prenderam, seis homens que tentavam invadir um estabelecimento comercial na região, que já estava fechado.  Após uma denúncia, os agentes foram até a Rua Mem de Sá, onde se depararam com o grupo. No local havia sinais de arrombamento e foi encontrado um pé de cabra.

Além disso, um homem foi flagrado saindo do interior do imóvel com uma caixa de ferramentas. Após a revista pessoal, todos foram conduzidos à 5ª DP (Mem de Sá), onde foi constatado que três dos seis homens já possuíam anotações criminais. Todos foram autuados pelo crime de esbulho possessório.

Lançada pela Secretaria de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada desta terça-feira, os agentes cumpriram 176 mandados de prisão – sendo sete por homicídio, 74 por roubo, 45 por furto, 23 por tráfico de drogas e 27 por outros crimes.

Além disso, 1.309 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.256 detidas por posse para consumo e 53 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 23 pessoas por porte de arma branca, 14 por portar arma de fogo, 110 por roubo e furto e 321 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 6,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram acolhidos 9.862 moradores em situação de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 145 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 1.216 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo à quinta-feira das 20h às 04h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 140 agentes (81 policiais militares e 59 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.