A Polícia Civil do Rio realizaram uma grande operação nesta quarta-feira, em Macaé, no Norte Fluminense, para cumprir 50 mandados de prisão de vários crimes cometidos no município, um dos que mais crescem no Estado do Rio, devido as plataformas de prospecção de petróleo na Bacia de Campos.
Participaram da Operação Falkland, agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, da Delegacia de Combate às Drogas, Polícia Interestadual e de Capturas (Polinter), além de policiais do Serviço Aeropolicial e de cães da Core, totalizando cerca de 170 policiais civis. O 32º Batalhão da Polícia Militar (Macaé) também apoia a ação.
Segundo o delegado titular da unidade, Filipi Poeys, a operação demonstra que a delegacia tem trabalhado para garantir a segurança dos cidadãos de Macaé. A ação começou pela manhã e terminou por volta das 10h30.
Apesar de ter cumpridos apenas oito mandados de prisão, o delegado titular de Macaé, Filipi Poyes, considerou a ação um sucesso. “Não encontramos resistência e não houve disparo de um tiro sequer. A maioria dos mandados já estava na delegacia há muito tempo e muita gente não foi encontrada mais nos locais onde residia anteriormente”, disse.
Segundo Poyes, a maioria dos mandados foi cumprida nas comunidades Malvinas e Nova Holanda, onde o tráfico de drogas é comandado pela mesma facção criminosa. “Os traficantes estão muito bem armados, com armamento pesado, como fuzis e granadas. Os postes de iluminação têm várias marcas de tiros. Eu mesmo fiquei impressionado com a desordem urbana e a quantidade de ruas sem calçamento e barracos feitos de compensado”.
Complexo da Maré
Os militares que ocupam o Complexo da Maré desde sábado apreenderam dois menores entre a noite desta terça e a manhã desta quarta-feira. Um dos adolescentes estava com um rádio comunicador e outro portava “duas porções de substância semelhante à maconha”.
Também foi apreendido haxixe marroquino, além de 15 quilos de substância semelhante à maconha.
Na mesma noite, a Força de Pacificação encontrou 20 cartuchos de munição calibre 9 milímetros, dois carregadores para fuzis de diferentes calibres e uma arma de plástico.
Uma balança de precisão, três baterias de rádio comunicadores e três carregadores para celular também foram achados. Os casos de apreensão e detenção na Maré têm sido registrados na 21º Delegacia de Polícia (Bonsucesso).