Polícia do Rio realiza Operação Carnaval 2020

Arquivado em: Destaque do Dia, Polícia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 as 14:23, por: CdB

O efetivo será reforçado em todas as delegacias do Estado, que funcionarão normalmente, e um haverá uma projeção da 6ª DP (Cidade Nova), funcionando para registros de ocorrências dentro do Sambódromo nos dias de desfile.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Polícia Civil realizou a Operação Carnaval 2020, a partir das 18h de de sexta, até as 8h da próxima quarta-feira e das 20h de 28 deste mês às 20h de 1 de março.

O efetivo será reforçado em todas as delegacias do Estado
O efetivo será reforçado em todas as delegacias do Estado

O efetivo será reforçado em todas as delegacias do Estado, que funcionarão normalmente, e um haverá uma projeção da 6ª DP (Cidade Nova), funcionando para registros de ocorrências dentro do Sambódromo nos dias de desfile.

Carnaval de rua

As delegacias das regiões impactadas com o carnaval de rua em todo o estado contarão com reforço. A 9ª DP (Catete) funcionará como Unidade de Apoio Estratégico das centrais de flagrante. As delegacias do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ), da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e de Apoio ao Turismo (DEAT) também terão reforço de efetivo.

A DEAT será central de flagrante para registros que envolvam turistas estrangeiros e apoio às centrais de flagrante da capital, quando necessário. A Polinter estará de prontidão para atender casos de custódia de presos. Já Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) estará de sobreaviso para eventual acionamento, assim como equipes do Esquadrão Antibombas.

Sambódromo

Além do efetivo para atendimento de ocorrências na projeção da 6ª DP no Sambódromo, a unidade também contará com peritos criminais e papiloscopistas e terá apoio de peritos legistas, que ficarão no Instituto Médico Legal à disposição para atender ocorrências registradas no local.  A estrutura irá se repetir no sábado, dia 29, no Desfile das Campeãs. Agentes da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) atuarão na fiscalização de fogos de artifício.

Campanha Basta! do Departamento Geral de Proteção à Mulher (DGPAM):

Policiais das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) estarão no sambódromo e nas ruas com a campanha Basta!,para alertar as mulheres sobre a importunação sexual e outras violências contra a mulher. O Rio de Janeiro tem 14 DEAMs e 13 Núcleos de Atendimento à Mulher. Saiba onde ficam: http://policiacivilrj.net.br/dpam.php

Segurança Presente

Agentes da Operação Segurança Presente vão distribuir pulseiras de identificação para crianças durante o carnaval. A ação tem o objetivo de evitar o desaparecimento de menores de idade em locais com grande aglomeração de pessoas, como blocos de rua e desfiles. As 26 bases da Operação poderão ser usadas como pontos de apoio por pais e responsáveis que estejam à procura das crianças.

– As equipes da Operação Segurança Presente já trabalham muito próximas dos moradores e comerciantes. Vamos reforçar essa ligação ainda mais no período de carnaval, atendendo e orientando quem esteja procurando por crianças que se perderam dos pais e responsáveis nesse período de folia”, disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

As pulseiras de identificação serão distribuídas em todos os bairros onde há Operação Segurança Presente. As bases estão nos seguintes locais: Lapa, Aterro, Méier, Lagoa, Centro, Niterói, Leblon, Tijuca, Ipanema, Nova Iguaçu, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Austin, Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel, Copacabana, Bonsucesso, São Gonçalo, Madureira, Jacarepaguá, Belford Roxo, Queimados e Irajá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *