Policiais envolvidos em gravação de youtuber norte-americano são afastados

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Polícia, São Paulo, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 26 de junho de 2024 as 14:29, por: CdB

Os agentes cumprirão serviços administrativos durante todo o processo de investigação interna da corporação, que apura possíveis irregularidades após Kimura divulgar o vídeo com as imagens das ações nas redes sociais.

Por Redação, com CartaCapital – de São Paulo

Cinco policiais militares foram afastados do cargo pelo envolvimento em ações policiais em favelas da Zona Norte de São Paulo com a participação do youtuber norte-americano, Gen Kimura. A informação foi confirmada pela Secretária de Segurança Pública do Governo de SP.

Embora tenha a gravação tenha sido autorizada pelo tenente responsável, corporação considerou ato irregular por não ter tido conhecimento prévio

Os agentes cumprirão serviços administrativos durante todo o processo de investigação interna da corporação, que apura possíveis irregularidades após Kimura divulgar o vídeo com as imagens das ações nas redes sociais.

Kimura publicou um vídeo em seu canal no Youtube no início de junho com o título ’24 horas na vida de um policial no Brasil’. Na gravação, ele afirma ter obtido a permissão do tenente do 18º Batalhão da PM para acompanhar as ações e “mostrar a realidade do trabalho policial em uma das cidades mais perigosas do mundo”. O tenente consta entre os cinco agentes afastados.

Embora a gravação tenha sido autorizada por um tenente, a Polícia Militar considerou que o comando da corporação deveria te tido conhecimento prévio do documento e, por esse motivo, a gravação foi considerada irregular.

Youtuber aparece fardado

Até a noite desta terça-feira, o vídeo tinha mais de 1,6 milhão de visualizações. Em uma das passagens da gravação, de quase 40 minutos, o youtuber aparece fardado em uma viatura, ao lado dos agentes, durante uma incursão a uma favela. Kimura chega a manusear uma arma.

No trajeto, alguns policiais conversam em inglês com o influenciador sobre o trabalho. Em uma das conversas, um PM comenta que as mortes de criminosos são comemoradas “com charutos e cerveja”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *