Popularidade de Bush chega ao seu nível mais baixo

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de março de 2006 as 21:23, por: CdB

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, atingiu o nível mais baixo de seu mandato e caiu para 36%, segundo pesquisa encomendada pela rede de televisão CNN e pelo jornal USA Today, divulgada nesta segunda-feira. Segundo a sondagem, elaborada pelo Instituto Gallup, 60% dos entrevistados desaprovam a atuação de Bush à frente do país.

Em novembro passado, o índice de popularidade do líder americano caiu para 37% em razão da deterioração da situação no Iraque e da apresentação de acusações contra um alto funcionário da Casa Branca por perjúrio. Nesta ocasião, segundo destaca a sondagem, a Guerra do Iraque se mantém como o principal fator para a impopularidade de Bush. Dos 1.001 entrevistados, 57% consideram que o envio de tropas ao Iraque foi um erro –dois pontos percentuais a mais que há duas semanas.

Para 67%, o presidente “não tem um plano claro para fazer frente à situação no Iraque”, o maior número desde que começou o conflito. Entretanto, 68% dos entrevistados opinam que os democratas também não contam com um plano crível.

Sondagem

Mesmo assim, a julgar pela sondagem, a oposição democrata conta com boas possibilidades face às eleições legislativas de novembro, quando se renovará um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Questionados sobre se apóiam candidatos democratas ou republicanos para as próximas eleições, 55% dos americanos se inclina pelos primeiros, contra 39% que expressam seu apoio aos últimos.

A queda na popularidade presidencial coincide com o terceiro aniversário da guerra, iniciada em 20 de março de 2003. Para fazer frente a essa difícil situação, a Casa Branca preparou uma campanha de discursos em defesa da guerra, que Bush iniciou hoje com um discurso na Universidade George Washington. Na ocasião, o presidente pediu paciência em relação ao conflito e criticou o Irã por sua suposta ajuda aos insurgentes.