Porta-bandeira da Beija Flor visita HemoRio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006 as 11:07, por: CdB

O HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), da Secretaria de Saúde, recebe nesta quarta-feira a visita de Selminha Sorriso, porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Selminha fará um pedido à população incentivando a doação de sangue antes do Carnaval, para que o instituto possa ter um estoque suficiente para atender à demanda no período da festa.

No Carnaval, devido a acidentes nas estradas, a demanda por sangue aumenta muito nos hospitais e, justamente nesta época, o número de doadores diminui, quando é registrada queda superior a 70% nas doações voluntárias. Selminha, que também integra o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, acha que a doação de sangue deveria fazer parte do cotidiano da população.

 – É importante que as pessoas se conscientizem e que façam da doação um hábito. Doar é um ato de solidariedade e amor ao próximo. E, além disso, uma questão de responsabilidade social  – avaliou a porta-bandeira tricampeã do Carnaval carioca.

O HemoRio abastece com sangue e derivados 200 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, como as dos hospitais Souza Aguiar, Salgado Filho e Getúlio Vargas, além de maternidades e UTIs neonatais.

Desde o dia 7, o HemoRio está fazendo a campanha “Vista a fantasia da solidariedade”, com o objetivo de conscientizar e alertar a população para os riscos da falta de sangue neste período do ano. Pelo terceiro ano consecutivo, o instituto tem o apoio de algumas escolas de samba para aumentar as doações.

Vários sambistas já passaram pelo HemoRio para apoiar a campanha. No dia 14, a empresária Luiza Brunet, madrinha do evento, doou sangue e se emocionou com a Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Para ser doador é preciso trazer documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser usuário de drogas ilícitas e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Não é necessário estar em jejum – o voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

O HemoRio funciona das 7h às 18h e fica na Rua Frei Caneca 8, Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana e do Hospital Souza Aguiar. O instituto também oferece aos voluntários o Disque-Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas, indica outros postos de coleta e faz agendamento para doação.