Portugal pede ajuda à Europa no combate a incêndios

Arquivado em:
Publicado Domingo, 13 de Agosto de 2017 às 11:49, por: CdB

Ministra portuguesa do Interior, Constança Urbana de Sousa disse que o país enviou o pedido de ajuda contra os incêndios em Portugal à Europa.

 

Por Redação, com Reuters - de Lisboa

Mais de 3 mil bombeiros lutavam, neste domingo, para apagar os incêndios florestais em Portugal. O país pediu ajuda da Europa para combater o fogo que ameaça se espalhar. Há previsão de mais dias quentes pela frente. O clima excepcionalmente seco e quente desencadeou, no início do verão europeu, o pior incêndio de que se teve notícia, em Portugal, matando 64 pessoas.

incendio.portugal.jpg
Um recente incêndio consumiu toda uma floresta no centro de Portugal

Ministra portuguesa do Interior, Constança Urbana de Sousa disse que o país enviou o pedido de ajuda de Portugal à Europa. A requisição foi feita no início da noite de sábado. Altas temperaturas e ventos fortes se aproximavam e que poderão ocasionar novos incêndios.

Incêndios aumentam

Segundo a ministra, o pedido foi realizado "por questão de prudência". Ela levou em conta a previsão do tempo para os próximos dias, segundo a agência de notícias Lusa. A ajuda inclui aviões de combate a incêndios e bombeiros. O programa faz parte de um mecanismo europeu de cooperação para o combate de incêndios.

De acordo com os serviços de emergência, foram registradas 268 ocorrências no sábado, o maior número para um único dia neste ano, mobilizando 6.500 bombeiros. Há receio de que muitos deles possam voltar neste domingo, com ventos mais fortes e temperaturas mais quentes.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo