A posse do presidente eleito do Uruguai, o socialista Tabaré Vázquez, na próxima terça-feira, 1º de março, que vai instalar o primeiro governo de esquerda da história do país, deve reunir 130 delegações estrangeiras, disseram fontes da chancelaria, contando apenas os países que já confirmaram presença.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não enviou confirmação, mas deve chegar ao país na véspera da cerimônia com sua esposa, Marisa Letícia, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e outros ministros, acrescentaram as fontes.
A primeira personalidade que chegará à capital uruguaia será o príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, e sua esposa, Letizia, que estão visitando o Brasil. Os dois chegam no domingo, um dia antes do príncipe Eduardo, da Inglaterra, conde de Wessex. No entanto, o convidado mais esperado parece ser o presidente cubano, Fidel Castro, que deve desembarcar no país na tarde do dia 1º de março, procedente de Buenos Aires, segundo várias fontes.
Vázquez retomará as relações diplomáticas com Cuba no dia da posse, marcada para às 19h00 (18h00 de Brasília).
A delegação cubana prevê chegar ao local da cerimônia às 17H00 local, assim que o presidente atual, Jorge Batlle, deixar o Palácio Independência.
Os laços entre Montevidéu e Havana foram suspensos em abril de 2002, após uma troca de insultos entre Batlle e Castro, depois que o Uruguai propôs na comissão dos direitos humanos da ONU uma inspeção da situação desses direitos na ilha.
A delegação americana, que não será muito numerosa, será encabeçada pela secretária do Trabalho, Elaine Chao, disseram fontes diplomáticas.
O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, vai a Montevidéu com uma pequena delegação somente para o dia da posse. E, na véspera, desembarca na capital o presidente chileno, Ricardo Lagos.
O venezuelano Hugo Chávez deve chegar na noite de 28 de fevereiro ou na manhã do dia 1º com uma importante delegação, disse a embaixadora María Lourdes Urbaneja, que por questões de segurança não pôde revelar o dia e a hora exatos da chegada do presidente.
Além deles, participarão da posse de Tabaré Vázquez os presidentes de Paraguai, Nicanor Duarte Frutos; Equador, Lucio Gutiérrez; e Bolívia, Carlos Mesa.
Posse de Vázquez deve reunir 130 delegações estrangeiras
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 27 de fevereiro de 2005 as 12:47, por: CdB