Um tiroteio perto do Palácio Nacional do Haiti interrompeu um encontro do secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, com autoridades haitianas. Não houve feridos dentro do prédio, segundo testemunhas.
Soldados da força da paz da Organização das Nações Unidas (ONU), estacionados diante do palácio para a visita de um dia de Powell, responderam aos tiros. As razões para o tiroteio, no entanto, não foram imediatamente esclarecidas.
Powell voou para o Haiti na manhã desta quarta-feira para uma reunião com o governo interino do país caribenho.
Os tiros foram disparados em Bel-Air, uma favela a duas quadras do palácio, disse uma autoridade das forças de paz.
“Em nenhum momento o palácio esteve sob ataque”, disse Carlos Chagas, assistente do comando das forças de paz da ONU.
“Houve alguns disparos em Bel-Air e as tropas da ONU, por alguma razão, abriram fogo.”
Um guarda do palácio disse que os tiros partiram de um carro que passava em frente ao prédio e que as forças de paz revidaram o fogo.
Segundo uma autoridade do Departamento de Estado, Powell “está seguindo sua programação, mas alguns dos locais foram mudados”.
Outra autoridade do departamento afirmou: “Tiros foram dados na vizinhança (do palácio presidencial). (Membros da) guarda presidencial fora do palácio, no perímetro externo, atiraram de volta naquela direção… O secretário está a salvo”.
Dezenas de soldados da ONU cercaram o palácio depois dos disparos enquanto outros entraram na favela com veículos blindados.