— Os EUA apoiarão o referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez na medida em que ele for realizado de forma aberta, democrática e constitucional — disse nesta quinta-feira o secretário de Estado americano, Colin Powell.
Indicou que o acordo entre a oposição e o governo para realizar essa consulta deixou o governo do presidente George W. Bush “satisfeito”.
— Apoiamos a democracia, o processo constitucional da Venezuela. Encontramos um meio para enfrentar o desacordo entre a oposição e o governo. Caberá ao povo venezuelano decidir a forma pela qual quer ser governado. E, na medida em que isto se faça de forma aberta, democrática e constitucional, terá o apoio dos EUA — disse Powell.
A organização do referendo foi aceita pelo governo de Chávez após meses de negociações com os oposicionistas, em um processo facilitado pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, César Gaviria.
Durante os dias difíceis da crise, foi formado um grupo de “países amigos” integrado por EUA, Brasil, México, Chile, Portugal e Espanha, que assessorou Gaviria nas gestões.