Preço do petróleo eleva lucro da Petrobras na Argentina

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de maio de 2005 as 15:12, por: CdB

O braço argentino da Petrobras divulgou nesta segunda-feira elevação de 48,8% no lucro líquido do primeiro trimestre devido, principalmente, aos maiores preços do petróleo.

Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Buenos Aires, a Petrobras Energia Participaciones divulgou lucro líquido de 122 milhões de pesos (42 milhões de dólares), em comparação com 82 milhões de pesos registrados um ano antes.

O lucro operacional –lucro bruto menos custos administrativos e de vendas – subiu para 624 milhões de pesos, principalmente por conta da elevação de 26% dos preços internacionais do petróleo.

As vendas cresceram 31,4%, para 2,45 bilhões de pesos, segundo a empresa. Os preços dos produtos petroquímicos ajudaram a impulsionar os resultados.

O mercado tinha previsto lucro no primeiro trimestre entre 180 milhões e 190 milhões de pesos, de acordo com o operador Jorge Alberti, da ElAccionista.com.

– Embora os resultados da Petrobras não tenham sido ruins, eles ficaram abaixo das expectativas – disse ele.

A principal unidade do grupo, a Petrobras Energia, teve lucro líquido no primeiro trimestre de 165 milhões de pesos.

Os papéis da Petrobras Energia Participaciones têm o segundo maior peso do índice Merval, que caía 1,18% por volta das 14h30.

A empresa foi criada depois que a Petrobras comprou a argentina Perez Companc, em 2002. A Petrobras é dona de 58,62% da companhia.

A Petrobras Energia Participaciones teve lucro líquido de 678 milhões de pesos em 2004.