Prédios históricos são tombados em Madureira

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 26 de agosto de 2004 as 09:27, por: CdB

A Igreja de São José da Pedra e os prédios onde funcionavam os cinemas Madureira e Beija-Flor são alguns dos imóveis de Madureira, na Zona Norte, tombados provosoriamente pela Prefeitura, de acordo com decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Município.

A medida tem como objetivo preservá-los pela importância histórica, cultural e arquitetônica. Parte do conjunto de construções data do período de 1900 a 1930 e outras são ainda mais antigas, como a Fazenda Campinho, do Século 16, e todas marcaram o desenvolvimento urbano da região. A iniciativa da Prefeitura também é preventiva em relação à pressão imobiliária, que poderia fazer com que a cidade perdesse esses referenciais.
 
Nenhum dos imóveis tombados poderá sofrer qualquer tipo de alteração sem análise prévia do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. Entre os destaques da relação de imóveis tombados hoje em Madureira estão a Estalagem do Campinho, de 1770, um dos últimos lugares por onde esteve Tiradentes antes da sua prisão, em 1789. O sobrado de 1915 (foto maior) – que poderá ser utilizado como biblioteca regional ou centro de cultura – e a Igreja de São José da Pedra (foto menor), são alguns dos prédios em melhores condições.