Prefeitura inicia ação integrada para melhorias nos serviços do BRT

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 4 de janeiro de 2021 as 14:22, por: CdB

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) iniciou na manhã desta segunda-feira, na Estação do BRT Santa Cruz, uma ação integrada, em parceria com outros órgãos municipais, para oferecer um serviço de mais qualidade aos usuários do BRT e reduzir o risco de transmissão da covid-19.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) iniciou na manhã desta segunda-feira, na Estação do BRT Santa Cruz, uma ação integrada, em parceria com outros órgãos municipais, para oferecer um serviço de mais qualidade aos usuários do BRT e reduzir o risco de transmissão da covid-19. A operação contempla as 26 estações com maior movimento de passageiros.  Ainda nesta segunda, às 17h, as equipes estarão no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Operação se concentra nas 26 estações com maior movimento, durante 15 dias
Operação se concentra nas 26 estações com maior movimento, durante 15 dias

– Esta foi a primeira ação de ordenamento, limpeza, manutenção e distribuição de máscara em 26 estações de maior aglomeração. Começamos uma campanha de conscientização para que as pessoas usem máscara no transporte, falem pouco, não comam nem bebam para evitar a contaminação de covid-19. Esta ação integrada tem como objetivo garantir mais conforto e maior sensação de segurança  aos usuários – afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Os trabalhos serão realizados nesta e na próxima duas semana e terão a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT Rio, operador do sistema, para solucionar as irregularidades já identificadas em cada estação e no seu entorno.

Protocolos sanitários

Além de distribuição de máscaras aos usuários e orientações sobre protocolos sanitários, há acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.

As 26 estações beneficiadas com a ação integrada da prefeitura são:

CorredorTransCarioca: André Rocha, Aracy Cabral, Curicica, Madureira, Manaceia, Mercadão, Pinto Teles, Praça do Bandolim, Tanque,Taquara, Terminal Aroldo Melodia, Terminal Madureira, Paulo daPortela, Via Parque e Vicente de Carvalho.

Corredor TransOeste:Bosque Marapendi, General Olímpio, Gláucio Gil, Magarça, MatoAlto, Nova Barra, Pingo D´Água, Recreio Shopping, Salvador Allende,Santa Cruz, Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico.

CorredorTransOlímpica: Terminal Recreio.

Reabertura de sete estações

A Secretaria de Transportes também elaborou um plano para a reabertura de sete das 56 estações fechadas nos corredores de BRTs neste primeiro mês de trabalho, todas na Zona Oeste. Já nesta segunda-feira foram reativadas as estações Pinto Teles e Bosque Marapendi (Módulo Expresso). Tanque (Módulo Expresso), André Rocha, General Olímpio, Nova Barra e Praça do Bandolim serão as próximas. Todas estão passando por pequenos reparos. Durante este mês de janeiro, a secretaria divulgará um  cronograma  de reabertura de outras estações.

Superlotação

Para reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo, junto ao BRT Rio, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. O objetivo é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.