A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dos Guardiões dos Rios e dos Mutirantes do Reflorestamento, iniciou, nesta segunda-feira, a limpeza e plantio às margens do Rio-Canal 25 (Estrada de Urucânia, próximo à empresa Valesul). Na ação, que vai até terça-feira, os Agentes Ambientais irão distribuir mudas de espécies da Mata Atlântica à população.
Cerca de 100 profissionais, entre guardiões dos rios, mutirantes do reflorestamento, agentes ambientais da zona oeste, farão a limpeza do local com a retirada de capim colonião, de lixo do espelho d’água e das margens do canal. Segundo a estimativa do Secretário de Meio Ambiente, Ayrton Xerez, é de que se consiga recolher cerca de cinco (5) toneladas de lixo nos dois dias de mutirão.
– Precisamos estar sempre presentes nestas comunidades, a fim de impedir que este corpo hídrico que permeia quase todo o bairro, não sofra de maus tratos. Por isso, estamos trabalhando, simultaneamente, com as agentes ambientais para que consigamos conscientizar a população para que não polua os rios; pois com as chuvas fortes, o transbordamento só prejudica as próprias comunidades ribeirinhas – explica enfático Xerez.
<b>Plantio de 4 mil mudas</b>
Com o término da limpeza, sempre com o apoio da Comlurb, haverá o plantio entorno de 4 mil mudas arbóreas nativas da mata atlântica (ipês, pau-brasil, painera) em ambas as margens do canal. Durante o mutirão, duas barracas serão montadas e haverá distribuição de folheteria sobre o meio ambiente pelas Agentes Ambientais. A expectativa da Secretaria é transformar a área num belo corredor arbóreo, para que pássaros voltem a freqüentar o local, que dê sombra para quem quiser se sentar à tarde para um bate-papo com os vizinhos; enfim, fazer com que um terreno público seja bem utilizado e que possa proporcionar bem-estar aos moradores.