Presidente da China agradece o apoio de Cuba no combate ao novo coronavírus

Arquivado em: América Latina, Ásia, Destaque do Dia, Mundo, Saúde, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 13 de março de 2020 as 10:36, por: CdB

Jinping agradeceu a Díaz-Canel por manter “trocas e cooperação normais” durante a epidemia, algo que, acrescentou, “representa respeito e apoio ao trabalho de prevenção e controle (da epidemia) na China”.

Por Redação, com agências internacionais – de Havana e Pequim

O presidente da China, Xi Jinping, agradeceu ao governo cubano por seu apoio na luta contra o coronavírus Covid-19, em recente telefonema ao presidente cubano Miguel Díaz-Canel. O líder chinês também agradeceu ao colega chileno Sebastián Piñera pelo apoio prestado ao combate à doença e lembrou o 50º aniversário do estabelecimento de relações entre a nação asiática e sul-americana.

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o líder chinês, Xi Jinping, em visita de Estado
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o líder chinês, Xi Jinping, em visita de Estado

Jinping agradeceu a Díaz-Canel por manter “trocas e cooperação normais” durante a epidemia, algo que, acrescentou, “representa respeito e apoio ao trabalho de prevenção e controle (da epidemia) na China”, no âmbito do 60º aniversário do restabelecimento de relações entre os dois países.

— China e Cuba são bons amigos, camaradas e irmãos que podem confiar um no outro em momentos de dificuldade e que são tão íntimos quanto lábios e dentes — disse ele. Os líderes renovaram o compromisso de oferecer ajuda e assistência mútua “sempre que possível”.

Durante a conversa, Díaz-Canel reiterou o apoio e a solidariedade de Cuba com o povo chinês. Embora tenha reconhecido que a ajuda que seu país pode oferecer é modesta, ele enfatizou a “vocação de solidariedade” dos cubanos.