Presidente da Câmara dá por encerrado o tema da reeleição

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 20 de maio de 2004 as 17:49, por: CdB

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), colocou um ponto final, nesta quinta-feira, na articulação em favor da reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado.

Derrotado por apenas cinco votos na proposta de emenda constitucional que previa a reeleição, votada na quarta-feira à noite, João Paulo afirmou que o assunto está politicamente encerrado.

“Regimentalmente, estou analisando como dar sequência ao que foi definido ontem (quarta-feira). Estou absolutamente tranquilo, a vida na Câmara continua”, declarou o deputado, que não quis responder perguntas dos jornalistas.

Ao mencionar o regimento, João Paulo não esclareceu se vai querer colocar em votação a proposta de emenda constitucional que deu origem ao substitutivo rejeitado.

Após o término da sessão na quarta-feira, deputados favoráveis à reeleição de João Paulo e do senador José Sarney (PMDB-AP) afirmaram que há, ainda, a possibilidade de votar um novo substitutivo, já que, pelas regras da Câmara, a proposta inicial ainda pode ser apreciada em plenário.

O substitutivo que previa a reeleição dos presidentes das mesas diretoras do Congresso foi derrotado por 303 votos a favor, 127 contra e nove abstenções. Eram necessários 308 votos para que a emenda fosse aprovada.

O resultado beneficia o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato à sucessão de Sarney na presidência do Senado. Agora, caberá ao Planalto negociar uma composição que não afaste Sarney do governo.