Presidente do Afeganistão afirma que mulá Omar foi visto no Paquistão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 29 de novembro de 2003 as 15:43, por: CdB

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, informou que o ex-líder do Talebã mulá Mohammed Omar foi visto no Paquistão na semana passada. Karzai disse ao jornal britânico The Times que Omar foi avistado enquando rezava numa pesquita de Quetta, na fronteira do Paquistão com o Afeganistão.

Desde o fim da guerra no Afeganistão, em 2001, não não havia nenhuma confirmação sobre o paradeiro de Omar. O movimento Talebã foi deposto do Afeganistão durante a guerra travada pelo governo americano contra o país pouco depois dos atentados de 11 de setembro.

Ao lado de Osama Bin Laden e do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, mulá Omar é um dos três homens mais procurados pelas forças de coalizão dos Estados Unidos no Iraque e no Afeganistão.

Enquanto comandava o Afeganistão, Omar divulgava periodicamente mensagens gravadas a seus seguidores pedindo que mantivessem ataques contra alvos do Ocidente.

Segundo o presidente Karzai, a cidade de Quetta é um forte ponto de concentração de milicianos e opositores das forças de coalizão.

Karzai pediu ao presidente paquistanês, Pervez Musharraf, que combata grupos islâmicos radicais que atuam na cidade. A recente onda de violência no Afeganistão já causou mais de 400 mortos nos últimos quatro meses.