Os presidentes da América Central se reunirão, nesta quinta-feira, na Guatemala, para discutir o processo de integração regional e a negociação de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os EUA.
O porta-voz da Presidência guatemalteca, Alejandro Pérez, disse que durante a cúpula, de um dia, os governantes buscarão igualar suas posições a respeito das propostas de acesso ao mercado que apresentaram aos Estados Unidos no marco do TLC.
A Guatemala apresentou aos EUA uma proposta de acesso a mercados que inclui a redução tarifária de 75% dos produtos norte-americanos que são importados. Esta oferta se converteu na principal divergência entre a Guatemala e o resto dos países centro-americanos que não concordam com a postura guatemalteca.
Durante a reunião, que se realizará a partir das 9h locais (12h de Brasília) em um hotel nos arredores da capital, os governantes também avaliarão os avanços do processo de integração regional. Isto, explicou Pérez, é um requisito indispensável da União Européia para começar a negociar um TLC com a região em um futuro próximo.
O chanceler guatemalteco, Edgar Gutiérrez, disse a jornalistas que os presidentes também abordarão o tema da união aduaneira da região, “o qual tem uma estreita relação nas negociações dos TLC com EUA e Europa”.
Na reunião participarão, além do presidente guatemalteco, Alfonso Portillo, os governantes Francisco Flores (El Salvador), Ricardo Maduro (Honduras), Enrique Bolaños (Nicarágua), Mireya Moscoso (Panamá) e o primeiro-ministro de Belize, Said Musa.
O presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, não participará do encontro e será representado pelo ministro costarriquenho de Comércio Exterior, Alberto Trejos.
A reunião dos governantes será realizada a portas fechadas, mas Pérez informou que no final da mesma os governantes oferecerão uma entrevista coletiva.
Presidentes da América Central discutem integração na Guatemala
Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 17 de julho de 2003 as 04:17, por: CdB