Primeiro-Ministro palestino faz apelo a Israel

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 18 de março de 2004 as 10:33, por: CdB

 
ABU DIS, Cisjordânia (Reuters) – O primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurie, pediu nesta quinta-feira, em Abu Dis, na Cisjordânia, que o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, dê prosseguimento a seus planos de retirada da Faixa de Gaza, mas que o faça sem novas mortes ou destruição

Na última terça-feira, as forças israelenses lançaram uma ofensiva militar na região, matando sete palestinos em ataques com helicópteros. Várias casas foram destruídas por tratores israelenses em meio à operação, iniciada depois de um duplo atentado suicida em um porto estratégico do país, que matou 10 pessoas.

“Queremos que eles se retirem. Não queremos vê-los se estabelecendo ao redor (da Faixa de Gaza) ou matando palestinos e destruindo a infra-estrutura da região”, afirmou Qurie. “Essa agressão é perigosa e ameaça a área. Por isso, precisa ser suspensa”, disse a repórteres em seu gabinete, na cidade de Abu Dis (Cisjordânia).
Tanto os militantes palestinos como as forças israelenses preparavam-se para novos conflitos nesta quinta-feira. Tanques de Israel trafegavam nas proximidades da região e soldados verificavam seus equipamentos.

Os militantes montaram postos de observação para vigiar os avanços dos israelenses, disseram testemunhas. Os dois lados pretendem ferir ao máximo um ao outro a fim de reivindicar vitória no caso de Israel realmente se retirar da Faixa de Gaza.