Principais dicas para você se tornar um bom advogado

Arquivado em:
Publicado Terça, 03 de Maio de 2022 às 18:29, por: CdB
Novos advogados estão entrando em um mundo assustador para o qual a faculdade de Direito nunca os preparou. Esqueça a lei. É esmagador gerenciar clientes, advogados de oposição, juízes e todos os outros participantes do sistema. Esperamos que algumas dessas dicas ajudem você a ter sucesso como um novo advogado, seja em um escritório de advocacia, ou em qualquer outro lugar.
Principais-dicas-para-voce-se-tornar-um-bom-advogado.jpg
Imagem: Pixabay

Seja confiante em suas habilidades

Um dos maiores desafios que os novos advogados enfrentam diariamente é por ser um advogado em início de carreira. O advogado sênior pode não tratá-lo com o devido respeito. Seus clientes podem desconfiar de sua inexperiência. Juízes e escriturários certamente não o conhecem o suficiente para que obtenha um tratamento favorável. Você precisa se lembrar que só porque você é um novo advogado, não significa que você seja menos capacitado do que os demais. Você foi para a faculdade de Direito, assim como todos os outros. Você passou no bar, assim como todos os outros, e você ganhou seu emprego, assim como todos os outros. Para se tornar um bom advogado, você deve estar sempre confiante em suas habilidades.

Busque por treinamento

Enquanto você tem muito a oferecer como um novo advogado, você também tem muito a aprender. As faculdades de Direito nem sempre preparam o aluno para sua carreira jurídica real. Por isso, você precisa buscar por treinamentos.

Encontre um mentor

Parte de se tornar um bom advogado é encontrar um mentor. Este conselho realmente se aplica a todas as profissões, mas é especialmente importante na prática do Direito. Seu mentor lhe mostrará como conduzir reuniões com clientes e como lidar com diferentes tipos de personalidades que entrarão em seu escritório. Os mentores ensinarão os meandros da prática e também o ajudarão a enfrentar os trâmites de um tribunal.

Observe outros advogados (dentro e fora do tribunal)

De que lado da quadra estou? Fico à mesa do advogado ao interrogar testemunhas? Peço permissão para abordar a testemunha em todas as ocasiões? Como me oponho durante aberturas e fechamentos? Como as exposições são marcadas? Como é interrogar um policial ou uma vítima de agressão sexual? As respostas para essas e muitas outras questões práticas não serão encontradas em um livro didático. Como um novo advogado, você fará muito treinamento “no trabalho”. É isso que pode deixar um novo advogado bastante assustado.  Mas nem tudo precisa ser prova de fogo. No tribunal, você estará cercado por dezenas de advogados talentosos e alguns não tão talentosos. Assista e aprenda. Observe o que funciona e o que não funciona. O que você gosta no estilo de um advogado em particular? O que você não gosta? Lentamente, você desenvolverá seu próprio estilo único de advocacia. Também é importante observar os advogados fora do tribunal. Como os outros conduzem reuniões com clientes, como eles se comunicam com seus clientes e como eles fazem com que seus clientes confiem e se comuniquem com eles? Uma das melhores maneiras de aprender com outros advogados é aconselhar casos. Aconselhar um caso com um advogado sênior, quer o caso vá a julgamento ou não, proporciona uma experiência de aprendizado inestimável. Se você tiver a oportunidade de sentar na segunda cadeira com um advogado sênior, faça-o. Isso aumenta sua carga de trabalho, mas a experiência é indescritível.

Mantenha-se organizado

Se você não for organizado, seu trabalho sofrerá as consequências. Se o seu trabalho sofrer, seus clientes fatalmente também sofrerão.  No início de sua prática, você pode ser embalado por uma falsa sensação de segurança. Claro, você tem alguns arquivos soltos, mas poderá recuperar mais tarde, assim como tem algumas mensagens de voz esperando por você, mas que poderá ouvi-las depois do jantar, por exemplo. A desorganização cria um círculo vicioso. Não seja vítima disso! Você se pergunta: “Como faço para me tornar um bom advogado?” E a resposta é começar a desenvolver bons hábitos cedo. Desde o momento que você tem apenas cinco casos, até o momento em que você já tem 100 casos, os bons hábitos devem prevalecer. Tal como acontece com uma das dicas acima, não hesite em falar com outros advogados em seu escritório. Quais dicas eles têm para se manterem organizados ou o que eles gostariam de ter feito quando eram um novo advogado?

Mantenha o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Algumas pessoas lhe dirão para esquecer de manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal como um novo advogado. Não é verdade! Essa é uma das tarefas mais difíceis à sua frente como advogado. Além disso, também é algo que você terá que revisitar constantemente, já que é fato que o trabalho irá  consumir boa parte do seu tempo. Você vai estar constantemente preocupado com seus clientes, sempre terá trabalho a fazer, moções para escrever, cartas para enviar a clientes e advogados de oposição, correios de voz para retornar, novas decisões de apelação para ler, enfim, o trabalho nunca acaba. O fato de que o trabalho nunca termina é um bom lembrete de que às vezes você só precisa se desligar. Quando estiver em casa com sua família, esteja presente. Deixe o telefone na porta. Deixe seu laptop e arquivos de casos lá também.
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo