Procon lança grupo de trabalho especializado em atendimento aos turistas

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Publicado quinta-feira, 25 de julho de 2019 as 11:59, por: CdB

A equipe conta com funcionários bilíngues e vai elaborar projetos especiais do Procon-RJ voltados para o turista.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O presidente do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), Cássio Coelho, assinou uma portaria que regulamenta o ProconTur, um grupo de trabalho da autarquia especializado ao atendimento ao turista e de grandes eventos no estado.

Procon Estadual lança grupo de trabalho especializado em atendimento aos turistas

A equipe conta com funcionários bilíngues e vai elaborar projetos especiais do Procon-RJ voltados para o turista, além de orientar previamente os organizadores e empresas participantes de grandes eventos para que atendam aos consumidores de forma eficaz e sem irregularidades.

A primeira ação do grupo já pode ser vista no evento que mobilizará a cidade do Rio nos próximos dias: a segunda edição da Game XP, maior feira gamer do Brasil com o primeiro GamePark do mundo, que acontece até o próximo domingo, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Agentes

Agentes do Procon-RJ participaram de reunião com membros da organização da Game XP para orientá-los sobre todas as normas que precisavam seguir em relação aos direitos do consumidor e, assim, evitar irregularidades. Na quarta-feira, véspera do início do evento, fiscais do Procon estiveram no Parque Olímpico para verificar e confirmaram que todas as suas orientações foram seguidas. Como o foco do Game XP está em fazer dele um parque temático para toda a família, um dos destaques entre as orientações do Procon é a preocupação com os consumidores da 3ª idade e pessoas com necessidades especiais.

 

Está garantido a eles o acesso prioritário nas bilheterias, catracas e lojinhas do local. Além disso, assim que chegarem ao evento, funcionários irão identificar e levar esses consumidores para um espaço em que agendarão o horário em que irão usar os brinquedos adequados às suas condições. Assim, os idosos e pessoas com necessidades especiais não entrarão em filas quando usarem os brinquedos, garantindo seu atendimento prioritário.

A Game XP

A Game XP também será a primeira feira a ter placas do ProconTur, informando os telefones (99332-8289 e 99371-9647) e os e-mails ([email protected] e [email protected].rj.gov.br) para o consumidor entrar em contato, caso queria tirar dúvidas e fazer reclamações.

Durante todos os dias da Game XP, inclusive nos finais de semana, o ProconTur estará de plantão no horário de funcionamento do evento – das 10 às 21h – para atender rapidamente as demandas que surgirem.

Em períodos que não houver grandes eventos, estes telefones e o e-mail do ProconTur ([email protected]), poderão ser usados durante o expediente normal do Procon-RJ (segunda a sexta, das 9 às 17h) pelos turistas que estiverem no Rio Janeiro para solucionar suas dúvidas e reclamações na área de consumo.

Termos de cooperação com SindRio e Hotéis Rio

O lançamento do ProconTur não foi a única ação realizada este mês pelo Procon Estadual para facilitar a estadia dos turistas no Rio. A autarquia assinou termos de cooperação com o sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e com o Hotéis Rio. Eles agora fazem parte do Projeto Expressinho, no setor de conciliação na sede do Procon-RJ (Av. Rio Branco, 25, 5° Andar – Centro – Rio de Janeiro). O projeto é uma área que reúne diversos representantes de empresas e organizações para procurar resolver, no momento da reclamação, as queixas a elas associadas. O SindRio representa mais de 11 mil estabelecimentos de gastronomia e o Hotéis Rio tem 150 hotéis a ele associados. Isso torna ainda mais ágil o atendimento de reclamações a estes segmentos na sede do Procon Estadual.

O presidente do Procon-RJ enfatizou a importância dessas parcerias também para ampliar a capacitação dos servidores da autarquia e dos próprios funcionários das empresas que eles representam.

– Através dessas parcerias, vamos realizar cursos de capacitação em línguas estrangeiras e em Direito do Consumidor para funcionários de empresas que lidam com o turista e servidores do Procon. Com isso, vamos melhorar ainda mais o atendimento aos turistas e consumidores em geral – concluiu.

 

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