Produção da indústria paulista cresceu 10,2% em novembro

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2005 as 10:35, por: CdB

A indústria de São Paulo registrou, em novembro, aumento na produção segundo os principais indicadores: 10,2% em relação a novembro de 2003; 11,9% no acumulado no ano e 11,4% nos últimos doze meses, segundo divulgou nesta quinta-feira o IBGE. Para essa pesquisa, não são divulgados dados comparativos a mês anterior. O crescimento na comparação com novembro de 2003 refletiu o comportamento positivo de 15 dos 20 ramos pesquisados no Estado de SP.

Os que mais influenciaram o desempenho global foram material eletrônico e equipamentos de comunicações (57,9%), veículos automotores (21,3%) e máquinas e equipamentos (24,7%) impulsionados, principalmente, pelo aumento na produção de equipamentos de telefonia celular e telefones celulares, além de automóveis e peças para motores.

As pressões de queda na indústria paulista foram dadas por edição e impressão (-7,1%) e refino de petróleo e produção de álcool (-6,4%). Nestes ramos, os destaques foram as retrações em livros e impressos didáticos e óleo diesel.

A produção acumulada no período janeiro-novembro cresceu impulsionada por 19 setores que aumentaram o nível de atividade. As principais pressões positivas no indicador acumulado foram dadas por veículos automotores (29,7%), máquinas e equipamentos (22,1%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (45 5%). Por outro lado, a única influência negativa nesse indicador veio de edição e impressão (-1,9%), explicada especialmente pela queda na fabricação de livros e impressos didáticos.