Produção industrial alemã recua e fica mais perto da recessão

Arquivado em: Negócios, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 7 de novembro de 2019 as 11:25, por: CdB

A produção industrial caiu 0,6% no mês, mostraram números divulgados pelo Ministério da Economia.

Por Redação, com Reuters – de Berlim

A produção industrial alemã caiu mais do que o esperado em setembro, mostraram dados nesta quinta-feira, destacando a fraqueza do setor e indicando que a maior economia da Europa provavelmente entrou em recessão no terceiro trimestre.

A produção industrial caiu 0,6% no mês, mostraram números divulgados pelo Ministério da Economia
A produção industrial caiu 0,6% no mês, mostraram números divulgados pelo Ministério da Economia

A produção industrial caiu 0,6% no mês, mostraram números divulgados pelo Ministério da Economia. Uma pesquisa da agência de notícias britânica Reuters previa queda de 0,4%.

– Não é um bom número. O declínio da produção industrial em setembro torna quase oficial uma recessão técnica agora – disse Thomas Gitzel, economista do VP Bank.

A economia da Alemanha encolheu 0,1% no segundo trimestre, e dados recentes sugeriram que a manufatura teve um desempenho ruim no terceiro, o que pode colocar a Alemanha em recessão – geralmente definida como dois trimestres seguidos de contração.

Dados do Escritório de Estatística do país mostraram que a produção industrial diminuiu 1,1% entre julho e setembro, marcando o quinto trimestre consecutivo de contração.

Por outro lado, a economia da zona do euro continuará a crescer no segundo semestre do ano, mesmo que modestamente, impulsionada pelo consumo privado e um pequeno aumento do emprego, disse o Banco Central Europeu em seu Boletim Econômico nesta quinta-feira.

“Os dados recebidos e os resultados de pesquisas apontam para um crescimento econômico moderado, mas positivo, no segundo semestre de 2019”, disse o BCE no boletim, que é amplamente consistente com sua declaração de política monetária de outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *