Programa Hortas Cariocas recebe novo incentivo com prêmio internacional

Arquivado em: Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 14 de outubro de 2019 as 13:26, por: CdB

O programa concorreu com 104 candidaturas das principais cidades signatárias do Pacto de Milão, que busca replicar bons exemplos de sustentabilidade ao redor do mundo.

 

Por Redação – do Rio de Janeiro

 

Há dois anos em desenvolvimento, no município do Rio de Janeiro, o Programa Hortas Cariocas, da secretaria municipal de Meio Ambiente (SMAC), em parceria com a empresa ECP Environmental Solutions, ganhará um novo impulso, ao longo dos próximos meses. A iniciativa foi agraciada em Montpellier, na França, semana passada, com a Menção Honrosa na categoria Food Production (Sistemas Alimentares Urbanos. O prêmio é reconhecido, mundialmente.

O Programa Hortas Cariocas ajuda na alimentação de moradores das comunidades carentes da Cidade
O Programa Hortas Cariocas ajuda na alimentação de moradores das comunidades carentes da Cidade

O programa concorreu com 104 candidaturas das principais cidades signatárias do Pacto de Milão, que busca replicar bons exemplos de sustentabilidade ao redor do mundo. A iniciativa, no Rio, “conta com estrutura técnica e de logística de padrão internacional”, assegura, em nota, o diretor da ECP Carlos Favoreto.

Segurança alimentar

“A ECP vem, há dois anos, administrando e produzindo o programa socioambiental Hortas Cariocas, em parceria com a SMAC, e contamos com 47 horas, dispostas em pontos carentes da Cidade. Com a entrada da ECP, o programa foi impulsionado e hoje se destaca como um dos programas mais inovadores em termos de alimentação em áreas urbanas carentes”, acrescentou.

A agricultura urbana tem sido apontada pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, como estratégia fundamental para a segurança alimentar, para a estabilidade social e para a preservação do meio ambiente nos grandes centros urbanos do planeta.