Nesta segunda-feira, foi lançado no Morro do Cavalão, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de janeiro, o Programa Resgate da Cidadania, que tem como proposta implementar um modelo de atendimento a jovens em situação de risco e envolvimento com a violência armada.
O programa, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e a Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio, irá atender 100 adolescentes em situação de alta vulnerabilidade, moradores do Complexo da Maré, no Rio, e do município de Niterói.
O programa Resgate da Cidadania vai atuar no âmbito preventivo e também na retirada e reintegração de jovens já envolvidos na criminalidade, por meio de atendimento humanizado, integral e de qualidade. As ações previstas contemplam aceleração escolar, informática, qualificação profissional, curso de empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho.
Os jovens terão acompanhamento individualizado direto e constante de tutores – moradores da comunidade, respeitados por sua trajetória de liderança. Eles ficarão responsáveis pela intervenção junto aos adolescentes envolvidos com o crime e a violência letal.