Programa Talentos RJ investe em atletas para os Jogos Olímpicos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 as 12:51, por: CdB

 

A jovem é uma das integrantes do Talentos RJ, programa de apoio ao esportista da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Por Redação, com agências – do Rio de Janeiro:

Com apenas 16 anos, Aline Facciolla já escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. A atleta do levantamento de peso, que foi campeã mundial sub-17 em 2015, em Lima, no Peru, acaba de conquistar outro feito: quebrou o recorde sul-americano da modalidade, com a marca de 77 quilos de arranco e 12 kg, de arremesso, no fim do ano passado. Ela também ficou em primeiro lugar na competição.

A jovem é uma das integrantes do Talentos RJ, programa de apoio ao esportista da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, viabilizado por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte. Aline Facciolla vive momentos de expectativa e aguarda a definição da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso para saber se estará nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto.

– Em 2011, estava na fila para almoçar quando um dos professores me chamou para fazer um teste no levantamento de peso. No início, não gostei muito, pois não estava acostumada e não sabia sobre o esporte. Com uma semana de treinamento, competi pela primeira vez em um Brasileiro sub-17 e fui campeã – contou Aline, que utiliza as instalações do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha do Brasil, na Penha, para treinamento e alojamento.

Nascida e criada em Acari, na Zona Norte do Rio, Aline é determinada. Este ano será o último na categoria até 17 anos e, a partir de 2017, competirá pelo Juvenil. A atleta já definiu quais são os objetivos para o futuro.

No sub-17, fui campeã sul-americana nos anos de 2013 e 2014, além do título mundial, em 2015. Este ano, o objetivo é buscar o bicampeonato. Terei outras competições ao longo de 2016 e algumas já serão no sub-20” afirmou a jovem atleta, que vai cursar o 2° ano do Ensino Médio no turno da noite para se dedicar aos treinos durante o dia.

Destaque do levantamento de peso, Aline Facciolla coleciona títulos
Destaque do levantamento de peso, Aline Facciolla coleciona títulos

Dedicação diária nos treinos

A vida de um atleta do levantamento de peso segue, em média, até os 35 anos. Com quase cinco anos de carreira, a jovem investe na profissão, que já teve fama de ser masculinizada.

– Atualmente, há muitas mulheres praticando o levantamento de peso. O corpo muda um pouco, pois precisamos ficar fortes para aguentar o peso. Além do treinamento, faço musculação, fisioterapia e tenho acompanhamento de nutricionista. Integrar o Talentos RJ só me ajudou, pois a vida de atleta é cara. Acho que o meu desempenho tem sido um reflexo deste investimento – afirmou Aline.

O objetivo da atleta é  passar por mais dois ciclos olímpicos.

Caso não consiga estar nos Jogos de 2016, tenho certeza de que em 2020 será o meu ano” contou a jovem. A atleta lembrou que, no início da carreira, sua mãe não gostou de saber que a filha se dedicaria ao levantamento de peso. Achava o esporte perigoso. Hoje, Aline recebe o apoio da família.

– Busquei no esporte uma lição: todo dia é um novo começo. É preciso muito foco e entrega, e todos os dias me motivo cada vez mais – disse a atleta.

Ingressos

Vale muito a pena correr para a frente da tela do computador nos próximos dias: uma nova leva de cerca de 500 mil ingressos para os Jogos Olímpicos Rio 2016, incluindo as sessões mais procuradas, com finais e semifinais, começou a ser posta à venda atráves do site Rio2016.com a partir desta quinta-feira.

Neste dia, será disponibilizada em www.rio2016.com/ingressos uma boa quantidade de tickets para as cerimônias de abertura e de encerramento, para os jogos de futebol masculino e feminino (no Rio de Janeiro e nas cidades-sede), para a natação e para o atletismo (incluindo aí a esperadíssima final dos 100m, que deve contar com o astro jamaicano Usain Bolt). Sessões de handebol, hipismo, tiro com arco e pólo aquático também constam do pacote desse primeiro dia.

Nesta sexta-feira, às 10h, o site Rio2016.com oferece novas oportunidades para quem quiser assistir a finais, semifinais e jogos de outras fases de esportes dos mais procurados. Tem basquetebol, com a perspectiva de acompanhar os favoritos Estados Unidos, tanto no masculino quanto no feminino.Tem tênis, com jogos decisivos que devem contar com grandes nomes como Novak Djokovic. Tem voleibol e vôlei de praia, esportes em que o Brasil está entre os superfavoritos. E também tem judô, tem sessões de ginástica artística, rítmica e de trampolim (que estavam indisponíveis, por causa da alta demanda), ciclismo de pista e saltos ornamentais.

– A maior parte desses ingressos que estamos colocando à venda vem da liberação de contingência. Em algumas arenas, havíamos dimensionado, por cautela, espaços maiores para plataformas de câmera e equipamentos de TV. Esses assentos inicialmente bloqueados agora estarão à venda”, explica o executivo do Rio 2016. As vendas diretas, sem sorteio – são feitas somente pelo site  www.rio2016.com/ingressos, com cartão de crédito Visa e com a Solução de Pagamento Virtual. Cerca de  60% dos ingressos custam até R$100 e o pagamento pode ser efetuado em até três vezes sem juros.

Como comprar ingressos para os Jogos Olímpicos

O torcedor pode escolher até seis sessões, selecionando de quatro a seis ingressos para cada uma delas, devendo concluir sua compra em até 30 minutos
Quem preferir a solução virtual como forma de pagamento deverá criar uma conta virtual e fazer a carga do valor antes de realizar a compra. Caso a opção de pagamento seja via boleto, faz-se necessário a recarga com um mínimo de 48h de antecedência. Vale lembrar: quem quiser comprar nesta quintadeve carregar. Se o valor da carga for maior do que o da compra, o consumidor poderá pedir o reembolso ou utilizar o valor para outras compras on-line

Vale acessar o Guia de Ingressos

(http://www.rio2016.com/ingressos/guiadeingressos/guia_de_ingressos_pt.pdf) para conhecer mais sobre os esportes, dias, horários e a sessão desejada. Pessoas acima de 60 anos e cadeirantes terão direito ao desconto em todas as categorias de preço. Estudantes terão direito à meia-entrada na menor categoria de preço em todas as sessões