Projeto de leituras dramatizadas e musicadas: ‘O Sertão é dentro da gente’

Arquivado em:
Publicado Sexta, 05 de Março de 2021 às 06:56, por: CdB

Celebrando a obra do escritor Guimarães Rosa, iniciativa leva a chancela dos premiados irmãos Ronaldo Mota e Cristiano Mota, artistas à frente do Núcleo de Estudos Guimarães Rosa do Grupo Canto da Viração, incentivando o hábito de leitura principalmente entre os mais jovens.

Por Redação - do Rio de Janeiro

Especializado em cultura brasileira, cerne de suas montagens teatrais, composições musicais e amplas pesquisas, o Grupo Canto da Viração traz a público o projeto O Sertão é dentro da gente, que se inicia dia 8 de março, às 19h30, com transmissão no YouTube e Instagram da Canto da Viração. Acesso grátis.

projeto.jpg
A atriz Marianna Mac Niven, em "O sertão é dentro da gente", leituras dramatizadas da obra de Guimarães Rosa “O Sertão é dentro da gente”

O Núcleo de Estudos foi criado em 2004 e, nestes 17 anos, vem colaborando na formação de novos leitores, ampliando o conhecimento da obra de Rosa junto a alunos do ensino médio de escolas públicas.

Inéditas, as leituras dramatizadas foram filmadas no Sesc Copacabana. A direção é de Claudio Mendes e no elenco estão Marianna Mac Niven, Cristiano Mota, Claudio Mendes, Daniel Fernandes e Ronaldo Mota.

O Sertão é dentro da gente foi contemplado no edital “Fomento a todas as Artes", lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, prefeitura do Rio, na área de Bibliotecas, através da Lei Aldir Blanc

– A importância do projeto se dá na medida que propõe incentivar a leitura entre os jovens, com a obra de um dos maiores escritores da literatura brasileira, daí sua relevância cultural. Nossa história com o autor surgiu em 2004 quando criamos o Núcleo de Estudos Guimarães Rosa, onde nos debruçamos sobre sua obra e iniciamos uma série de atividades e apresentações em diversos locais, como unidades do Sesi Rio e Sesc Rio, além de diversas escolas de ensino médio. Com esse trabalho ganhamos em 2007 o Prêmio Myriam Muniz e nos apresentamos em vários centros culturais, levando estudantes a conhecerem a obra do autor e se interessarem por literatura brasileira. Nosso trabalho é de continuidade e aprofundamento – define Cristiano Mota.

O Sertão é dentro da Gente apresenta dois blocos de leituras dramatizadas e musicadas de trechos da obra de João Guimarães Rosa (As Crianças do Rosa e Conversa de Bois e Vaqueiros), para incentivar o hábito de leitura, principalmente entre os mais jovens. O projeto tem como elementos fundamentais: a dramatização e musicalização dos trechos escolhidos para as leituras, o auxílio de uma ambientação de luz, elementos cênicos, adereços, figurinos e efeitos sonoros, aproximando ao público, de forma lúdica e atraente, os textos escolhidos.

– As crianças e o universo de bois e vaqueiros ocupam na obra de Rosa um lugar privilegiado, um lugar no coração do grande mestre mineiro. A cada passo dessas leituras buscamos trazer o encanto da oralidade de um autor que nesse momento tão difícil é fundamental, vital, em nossa travessia. Sua obra eterna e universal continua a nos apontar caminhos nesse Ser Tão Brasil dentro da gente – define Cristiano.

Sertões do Brasil

– Rosa construiu sua magnífica obra a partir da oralidade, caminheiro que era dos sertões do Brasil. Ele dizia que sua obra era para ser lida em voz alta. Aí está! O que fazemos neste trabalho é reconstruir essa oralidade, para revelar toda sua grandeza e beleza. Uma difícil mas revitalizante travessia por dentro do sertão de nós mesmos, nesse longo caminho até o outro. Agora estamos entregando a vocês o ouro achado nessa travessia. Nosso percurso está completo. Sigam vocês com esse tesouro mundão a fora! Sertão a dentro! – destaca Claudio Mendes.

– Descobrir nos textos da genial obra de Rosa uma rede incessante de sons, ritmos e melodias é um imenso prazer de múltiplos encantos. Ali estão nos ajudando a compreender e saborear os muitos sentidos e significados de sua infinita prosa poética – diz Ronaldo Mota.

A obra de Rosa

sertao.jpg

– A obra de Rosa me acompanha há tempos, desde criança quando Diadorim me ensinou que carecemos de ter coragem. E Rosa é assim, quanto mais eu o conheço, mais eu me expando e me encanto. O Sertão é dentro da gente – relembra a atriz Marianna Mac Niven.

– Entoando versos do Rosa, ou versando em som inspirado em sua prosa, Ronaldo Mota descobriu a mais perfeita expressão musical para esta obra de vastos caminhos. Ou terá Rosa, astuto que era, captado do futuro as melodias do Mota e as tomado por mote para sua poesia? – indaga o violonista Daniel Fernandes.

O projeto traz a assinatura da Canto da Viração, grupo teatral e empresa de produção cultural sediada no Rio de Janeiro, tendo à frente a produtora Mônica Behague.

Classificação etária: a partir dos 12 anos

Ficha técnica

Texto

João Guimarães Rosa

Idealização e músicas originais

Cristiano Mota e Ronaldo Mota

Direção

Claudio Mendes

Atores e músicos

Marianna Mac Niven, Claudio Mendes, Cristiano Mota, Ronaldo Mota e Daniel Fernandes

Gravação e edição

Coletivo Pitoresco

Programação visual Ilana Braia / Páprica Design

Direção de produção: Mônica Behague

Assistente de produção: Iracema Massaroni

Realização Grupo Canto da Viração

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo