As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas neste fim de semana no Brasil e no Japão. O Encceja permite que jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos em idade própria obtenham a certificação de conclusão no ensino fundamental e médio.
No caso dos brasileiros residentes no exterior, o resultado no Encceja permite obter a certificação nos ensinos fundamental e médio. Para os residentes no Brasil, apenas a certificação do ensino fundamental. A do ensino médio deve ser obtida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Brasil, a prova será aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal neste domingo. No Japão, as provas serão feitas nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia. No sábado, o teste será para certificação do ensino fundamental e, no domingo, para a do ensino médio.
Os portões dos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 8h, no turno da manhã. À tarde, serão abertos às 13h e fechados às 14h, de acordo com o horário local. Os candidatos devem chegar uma hora antes do horário previsto para começar e ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, revestida com material transparente, e documento original com foto. Para o exame no exterior, é obrigatória a apresentação do passaporte.
A aplicação do exame é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, em parceria com as representações diplomáticas do Brasil.
Em Portugal, na Bélgica, Guiana Francesa e nos Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados no dia 7 de junho e, para o ensino médio, no dia 8 de junho.