PSG é multado por usar critérios étnicos para contratar jovens

Arquivado em: Destaque do Dia, Esportes, Futebol, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 23 de janeiro de 2019 as 13:18, por: CdB

O Paris Saint-Germain reconheceu desde então que, entre 2013 e 2017 e a iniciativa de um responsável pela captação, os jogadores foram catalogados segundo a origem étnica, mas alega que isso não implicou “discriminação no nível de observação, avaliação e contratação”.

Por Redação, com EFE – de Paris

A comissão de disciplina da Liga de Futebol Profissional (LFP) da França impôs na terça-feira uma multa de 100 mil euros ao Paris Saint-Germain por incluir critérios étnicos nas contratações de jovens para as categorias de base.

A comissão de disciplina da Liga de Futebol Profissional (LFP) da França impôs uma multa de 100 mil euros ao Paris Saint-Germain

O diretor do centro de formação do PSG entre 2013 e 2015, Bertrand Reuzeau, foi multado em 10 mil euros isentos de pagamento, enquanto Marc Westerloppe e Pierre Reynaud, enquanto responsáveis pela chegada de jovens promessas, foram multados em 5 mil euros cada, também isentos de pagamento.

O caso foi revelado após o Football Leaks divulgar no dia 8 de novembro que o PSG introduziu critérios étnicos ao contratar jovens, o que é proibido pela legislação francesa.

O Paris Saint-Germain reconheceu desde então que, entre 2013 e 2017 e a iniciativa de um responsável pela captação, os jogadores foram catalogados segundo a origem étnica, mas alega que isso não implicou “discriminação no nível de observação, avaliação e contratação”.

Além do processo na LFP, a Procuradoria de Paris abriu uma investigação em novembro que ainda está em andamento. O clube parisiense é investigado neste caso por “coleta de dados de caráter pessoal através de um meio fraudulento, injusto ou ilícito”, por “tratamento de dados pessoais sem autorização” e por registro ou conservação de dados nos quais direta ou indiretamente aparecia a origem racial ou étnica dos jogadores.

Barcelona

O Barcelona estaria disposto a pagar 90 milhões de euros (R$ 384,3 milhões) para contratar o meia holandês Frenkie de Jong, do Ajax, superando o valor que o Paris Saint-Germain pretende desembolsar para realizar a transferência, conforme publicou nesta quarta-feira o jornal De Telegraaf.

O jogador, de 21 anos, é apontado como uma das grandes promessas do futebol mundial e estreou como profissional dois dias antes de completar 18 anos, com a camisa do Willem II, que disputava a primeira divisão do Campeonato Holandês e em que foi formado

Ainda em 2015, foi contratado pelo Ajax, que já defendeu em mais de 60 jogos oficiais. Além disso, foi presença constante nas divisões de base da seleção ‘oranje’. Em junho do ano passado, estreou pela equipe nacional principal, em amistoso com o Peru.

Além de Barcelona e Paris Saint-Germain, o De Telegraaf apontou que Manchester City e Juventus também manifestaram interesse por De Jong, mas, ambos não chegaram a fazer proposta pela contratação.

Cafu será condutor de sorteio dos grupos da Copa América

O capitão do penta, Cafu, foi anunciado na terça-feira como condutor do sorteio dos grupos da Copa América, que acontecerá daqui dois dias no Rio de Janeiro e que também contará com a presença de Ronaldinho Gaúcho, Zico, Marta, entre outros grandes nomes do futebol sul-americano e mundial.

“Figurinha carimbada” nos principais eventos realizados ao redor do planeta, o ex-lateral-direito terá a missão de ser mestre de cerimônias do evento, que será realizado na Cidade das Artes, na zona oeste da capital fluminense, a partir de 20h30 (horário de Brasília).

Ronaldinho Gaúcho, que esteve no gramado do estádio Luzhniki durante a abertura da Copa do Mundo, no ano passado, segundo informações divulgadas pela Conmebol, fará “participação especial” no evento, cujos detalhes não foram tornados públicos.

– A Copa América tem um capítulo marcante na trajetória do craque. Foi na edição de 1999, ainda aos 19 anos, que o habilidoso jogador chamou atenção do mundo do futebol ao marcar um belo gol contra a Venezuela, após chapéu sobre o zagueiro – diz o texto.

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta sorteará os grupos dos integrantes do pote 1, Brasil, que já está no A, como anfitrião, Argentina e Uruguai. Zico apontará o destino das seleções do 3, Venezuela, Paraguai e Japão.

O argentino Javier Zanetti sorteará as seleções do pote 2, Colômbia, Chile e Peru. E o colombiano Francisco Maturana do 4, que conta com Equador, Bolívia e Catar.

Além deles, Zé Roberto, o paraguaio Romerito e o uruguaio Diego Lugano também serão assistentes na cerimônia, retirando as bolinhas com as posições das integrantes dentro dos grupos B, A e C, respectivamente.

A Copa América será disputada entre os dias 14 de junho e 7 de julho, em seis estádios brasileiros, Maracanã, palco da decisão, Mineirão, Arena do Grêmio, Fonte Nova, Arena Corinthians e Morumbi, onde acontecerá a abertura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *