Putin diz que país está avaliando mudar sua doutrina nuclear

Arquivado em: Ásia, Destaque do Dia, Europa, Mundo, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 20 de junho de 2024 as 14:01, por: CdB

A doutrina existente afirma que a Rússia pode usar essas armas em resposta a um ataque nuclear ou no caso de um ataque convencional que represente uma ameaça existencial ao Estado.

Por Redação, com Reuters – de Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que a Rússia está considerando possíveis mudanças em sua doutrina sobre o uso de armas nucleares.

Vladimir Putin diz que Rússia está avaliando mudar sua doutrina nuclear

A doutrina existente afirma que a Rússia pode usar essas armas em resposta a um ataque nuclear ou no caso de um ataque convencional que represente uma ameaça existencial ao Estado.

Desde o início da guerra na Ucrânia, alguns falcões entre os analistas militares russos têm defendido que a Rússia deveria baixar seu limite para o uso de armas nucleares.

Putin disse, no entanto, que não havia necessidade de a Rússia realizar um ataque nuclear preventivo.

Coreia do Norte

Ele estava falando com repórteres um dia depois de visitar a Coreia do Norte, país que possui armas nucleares, para uma cúpula com seu líder, Kim Jong Un. Os dois líderes assinaram um tratado segundo o qual cada lado prometeu fornecer assistência militar imediata ao outro em caso de agressão armada contra qualquer um deles.

A mídia estatal russa citou Putin afirmando que Moscou esperava que sua cooperação com a Coreia do Norte servisse como uma dissuasão para o Ocidente, mas que não havia necessidade de usar soldados norte-coreanos na guerra na Ucrânia.

Putin também disse que não descartava a possibilidade de a Rússia fornecer armas de alta precisão para a Coreia do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *