Qualcomm lança chips 5G para carros, PCs e banda larga

Arquivado em: Destaque do Dia, Internet, Tablet & Celulares, Tecnologia, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 as 11:11, por: CdB

A Qualcomm, sediada em San Diego, é a maior fornecedora de chips de telefonia móvel do mundo e disse aos investidores que espera um grande impulso das redes 5G.

Por Redação, com Reuters – de Londres/Barcelona

A Qualcomm lançou nesta segunda-feira chips de rede 5G para uma variedade de aplicações além de smartphones, com o objetivo de reforçar um negócio que perdeu a Apple como um cliente importante e enfrenta níveis de concorrência sem precedentes.

A Qualcomm lançou nesta segunda-feira chips de rede 5G para uma variedade de aplicações além de smartphones

A Qualcomm, sediada em San Diego, é a maior fornecedora de chips de telefonia móvel do mundo e disse aos investidores que espera um grande impulso das redes 5G, que começarão a ser lançadas este ano e terão velocidades mais altas do que as atuais redes 4G. Os chips da Qualcomm fornecerão conectividade 5G em dispositivos como o smartphone Galaxy Fold, da Samsung.

Mas a Qualcomm enfrenta desafios em seu negócio de chips para celulares, com a Apple selecionando apenas a Intel para conectar seus iPhones lançados no ano passado às redes de dados móveis. E a MediaTek, Samsung e Huawei têm planos para fazer chips de 5G, com a Samsung e Huawei planejando usar os próprios chips em alguns modelos de seus telefones, afetando potenciais negócios para Qualcomm.

No evento Mobile World Congress, na Espanha, na segunda-feira, a Qualcomm anunciou seus planos de colocar seus chips 5G em outros mercados além dos telefones. A Qualcomm informou que está trabalhando com a divisão móvel da varejista japonesa Rakuten para fornecer chips de 5G para equipamentos de rede que a empresa está lançando no Japão.

A Qualcomm também tem um novo chip para computadores pessoais que os conectaria a redes 5G, aproveitando os esforços anteriores da Qualcomm para atacar a rival Intel em seu mercado principal de processadores centrais.

A Qualcomm também anunciou chips 5G para as estações sem fio fixas, que operadoras, como a Verizon Communications, estão esperando que poderia tornar-se rápido o suficiente para substituir conexões de banda larga em casa que muitos consumidores nos Estados Unidos recebem de suas operadoras de cabo.

A Qualcomm também anunciou um novo conjunto de chips destinado a montadoras de automóveis na segunda-feira. Os chips existentes da Qualcomm ajudam os carros a se conectarem à Internet, mas espera-se que os chips 5G conectem os carros a outros veículos na estrada, bem como objetos como sinais de trânsito à medida que os veículos ganham novos níveis de navegação autônoma.

Ericsson

A Europa corre o risco de ficar atrás de outras regiões na implementação de serviços de telefonia 5G por causa de regulamentações caras e baixo investimento e não devido a preocupações com a segurança das redes, disse Borje Ekholm, presidente-executivo da Ericsson.

Altas taxas cobradas para concessão do espectro 5G, incerteza regulatória e falta de investimento são preocupações mais importantes, disse Ekholm, se referindo à pressão dos Estados Unidos para impedir que fornecedores chineses de equipamentos participem de processos de instalação de novas redes.

– Isso tem muito mais a ver com a atratividade de investir em 5G – disse Ekholm em entrevista coletiva no Mobile World Congress, principal encontro anual da indústria de telecomunicações.

Ekholm não tomou posição sobre a pressão dos EUA para proibição da Huawei, líder do mercado de redes globais, devido à preocupação de que seus produtos possam ser usados por Pequim para espionagem.

– Cabe realmente aos países decidir como conduzir sua política de segurança nacional – disse Ekholm, acrescentando que isso preocupa os clientes: “É claro que a atual incerteza os afeta.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *