A medalha foi a terceira do Brasil no atletismo das Paralimpíadas do Rio de Janeiro — até agora, o país tem quatro de ouro. A marca foi alcançada logo na primeira rodada da prova e, além de garantir o ouro por antecipação, deu a Claudiney o recorde paraolímpico
Por Redação – do Rio de Janeiro
O atleta paralímpico brasileiro Claudiney Batista dos Santos conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no lançamento de disco da classe F56 (atletas com lesão nos membros inferiores). Ele atingiu a marca de 45 metros e 33 centímetros. Esta é a quarta medalha de ouro do Brasil nos Jogos. Alireza Galeh Nazzeri, do Irã, ficou com a prata e o cubano Leonardo Diaz, com a medalha de bronze.
Paralimpíadas do Rio
A medalha foi a terceira do Brasil no atletismo das Paralimpíadas do Rio de Janeiro — até agora, o país tem quatro de ouro. A marca foi alcançada logo na primeira rodada da prova e, além de garantir o ouro por antecipação, deu a Claudiney o recorde paraolímpico. O iraniano Alireza Ghaleh Nasseri fez um arremesso de 44,04m e conquistou a preta. O bronze ficou com o cubano Leonardo Diaz, com 43,58m.
Claudiney já é medalhista paralímpico, mas no lançamento de dardo. Em Londres-2012, ele conquistou a prata. Claudiney acumula, também, quatro pódios em Mundiais. Com a vitória dele neste sábado, o Brasil chegou a 12 pódios na Rio-2016 e se manteve na quinta posição do quadro de medalhas orientado pelo número de ouros. Essa faixa está dentro da meta proposta pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que estuda a inclusão do país no top 5 da Rio-2016.