Queda de ‘Mamãe Falei’ deixa Moro sem palanque no Estado de S. Paulo

Arquivado em:
Publicado Segunda, 07 de Março de 2022 às 11:41, por: CdB

Moro tenta passar Ciro Gomes (PDT) nas pesquisas e se consolidar como o nome que unificaria os demais da direita e do centro — Doria e Simone Tebet (MDB), em especial — em torno da sua candidatura, mas seus fracassos se sobressaem.

Por Redação - de Brasília
Os áudios sexistas do deputado Arthur do Val, o ‘Mamãe Falei’, derrubaram o palanque regional mais consistente e importante, até agora, do ex-juiz incompetente e suspeito Sergio Moro (Podemos). Sem uma aliança para acessar o eleitorado paulista, aumentam exponencialmente os problemas para o candidato da extrema direita.
moro-1-1.jpg
A pesquisa mostra, ainda, que o ex-juiz suspeito Sérgio Moro permanece estagnado na intenção de votos dos eleitores
O caso tende a empurrar o Podemos para a campanha do tucano Rodrigo Garcia, no Estado, principal base de sustentação do presidenciável tucano João Doria. O Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que migrou para o Podemos e integra a linha de frente da campanha de Moro, por sua vez, encontra-se em meio a uma crise interna sem precedentes. Antes de ‘Mamãe Falei’, o deputado federal Kim Kataguiri (SP) também se envolveu em controvérsia recentemente ao afirmar, em entrevista, que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. A reação de Moro, que condenou e agora tentar se afastar de Kataguiri e Arthur do Val já reflete no apoio do grupo à sua candidatura.

Candidatura

Moro tenta passar Ciro Gomes (PDT) nas pesquisas e se consolidar como o nome que unificaria os demais da direita e do centro — Doria e Simone Tebet (MDB), em especial — em torno da sua candidatura, mas seus fracassos se sobressaem. Em encontra-se filiado a um partido com pouca ou nenhuma perspectiva de montar palanques fortes nos Estados nas disputas locais. Além da fragilidade partidária e da falta de palanques regionais, a estagnação nas pesquisas e o caso Arthur do Val levam políticos e adversários a ampliarem, nos bastidores, prognósticos de que Moro poderá até abandonar a sua candidatura. Depois que os áudios sexistas de Arthur do Val vieram à tona, na sexta-feira, pioraram as perspectivas de Moro, uma vez que ‘Mamãe Falei’ aparecia com 3% das intenções de voto na pesquisa Datafolha de dezembro. A primeira reação de Moro foi romper com o deputado estadual e dizer que lamentava "profundamente as graves declarações" do parlamentar.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo