Rafael Nadal perdeu para o compatriota espanhol Feliciano López por 6-3 e 7-6 em sua estreia no Masters de Xangai, nesta quarta-feira, em partida disputada pelo número dois do mundo apesar de ter sido diagnosticado com uma apendicite.
Nadal, que precisará passar por cirurgia, claramente não estava no melhor de sua forma na partida válida pela segunda rodada do torneio na China.
O espanhol viu o primeiro set simplesmente passar por ele, e, apesar de ter esboçado uma recuperação na parcial seguinte, acabou derrotado no tiebreak por um López bastante agressivo.
Nadal agora pode perder o número dois do ranking mundial para Roger Federer.
Wawrinka é eliminado
O quarto cabeça de chave Stanislas Wawrinka foi eliminado na segunda rodada do Masters de Xangai ao ser derrotado por Gilles Simon, nesta quarta-feira, enquanto o tenista número um do mundo, Novak Djokovic, iniciou sua defesa do título com uma vitória por 6-3 e 6-4 sobre Dominic Thiem.
Andy Murray aumentou suas chances de conseguir uma vaga no torneio de encerramento da temporada ATP World Tour Finals com uma vitória por 7-5 e 6-2 sobre Jerzy Janowicz, e agora enfrentará David Ferrer, depois que o espanhol bateu o eslovaco Martin Klizan.
Com cinco vagas ainda em aberto no torneio de Londres, Wawrinka teve em Xangai o mesmo destino de Tóquio na semana passada, quando também perdeu na primeira rodada. Desta vez o suíço foi derrotado por 5-7, 7-5 e 6-4 pelo francês Simon.
– Não ganhei jogos em duas semanas – disse Wawrinka ao site oficial da ATP. “Mas você precisa aceitar isso e ver qual foi o problema. Não acho que perdi minha forma de jogar. Acho que estou jogando ok. Eu apenas tive dois jogos muito ruins. Vou tirar o lado positivo de perder tão cedo.”
O norte-americano Jack Sock protagonizou outra surpresa em Xangai ao derrotar o japonês Kei Nishikori por 7-6 e 6-4.